A população de Itambé continua preocupada com o alto índice de violência no município, principalmente pelo número de homicídio registrado pela Polícia, de janeiro até o presente momento, um aumento de mais de 200%, em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a Polícia Civil (Delegacia Territorial de Itambé – 21ª COORPIN de Itapetinga), as vítimas de assassinatos e seus executores/autores estão relacionados ao tráfico de drogas, disputa pelo território do tráfico no referido município. A Polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal de Itambé, tem trabalhado com muita determinação visando a elucidação dos crimes em questão, a maioria dos homicídios registrados este ano, já tem autoria definida.
Inquéritos foram instaurados e remetidos à Justiça Criminal da comarca e ao Ministério Público, Pedidos de Prisões Preventivas e Temporárias foram requisitados, além de investigações em andamento. Dra. Rosilene Moreira (Coordenadora Regional da 21ª COORPIN de Itapetinga), já se reuniu com o delegado titular de Itambé, já levou o assunto até os seus superiores na SSP/BA, buscando uma solução para o caos que se instalou em Itambé.
Tentativa de Homicídio:
Na noite de segunda-feira, 04/04/16, o jovem Jhonatan Oliveira Campos, apelidado de (Buguinha), 21 anos, foi vítima de homicídio tentado (tentativa de homicídio), fato registrado na Rua 2, do Bairro Durvalina Andrade, onde a Polícia registrou o maior número de mortes nos últimos dias.
Informações dão conta que a vítima estava no local com um amigo, quando dois indivíduos desconhecidos, a bordo de uma motocicleta apareceram de repente, tendo o carona efetuado vários disparos de arma de fogo em direção a vítima.
Buguinha foi atingido nas duas coxas e no braço direito, sendo socorrido pelo SAMU que o encaminhou ao Hospital de Itambé, de onde foi transferido para o Hospital de Base de Vitória da Conquista.
Apesar da transferência da vítima para Conquista, por medida de precaução, o jovem não corre risco de morte. A Polícia Civil assumiu as investigações e acredita que o crime esteja relacionado com o tráfico de drogas.