Cerca de 500 pessoas participam até sexta-feira, 31, da Jornada Pedagógica de Itapetinga, município a 580 km de Salvador. A juíza do Trabalho titular da Vara de Itapetinga Rosemeire Fernandes participou da abertura do evento e fez palestra nesta quarta-feira, dia 29. Como integrante da Comissão Nacional do TJC (Programa Trabalho, Justiça e Cidadania), a juíza falou como funciona o programa, suas fases e conteúdos, além de abrir a possibilidade de os professores opinarem quanto a temas específicos.
A magistrada enfatizou os direitos humanos, com foco especial na proteção à infância e à adolescência, a proteção do adolescente trabalhador, estágio, aprendizagem, combate ao trabalho infantil, combate ao trabalho escravo, discriminação, violência doméstica e outros.
Como lembra a juíza, diversos educadores participantes da jornada já aplicaram o TJC e o conhecem, mas a aplicação do programa será ampliada para mais escolas da cidade, daí a necessidade da formação de novos multiplicadores.
“A formação de multiplicadores será aplicada também aos conselhos municipais de direitos, a agentes comunitários de saúde e a educadores da guarda mirim do município”, destaca a juíza, lembrando que a parceria com a Secretaria Municipal de Educação será renovada, envolvendo a Amatra5 e o TRT 5, além dos demais parceiros que sempre ajudaram a construir o TJC, como o MPT, MPE, INSS, SRTE, Setre/Agenda Bahia do Trabalho Decente, OAB e outros.
Durante o evento foram distribuídas cartilhas do TJC – Cartilha do trabalhador, do direito internacional do trabalho e a cartilha do trabalho seguro e saudável.
Em relação ao futuro, o TJC no município vai promover o IV Seminário de Formação de Multiplicadores em março, fará a distribuição de material didático a cerca de 4 mil alunos e promoverá culminâncias nas escolas em agosto, “carroçada” (evento junino) e no desfile de 7 de setembro.
Jornada anual
A jornada pedagógica ocorre anualmente e é destinada a todos os profissionais da área da educação. É promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura para reciclagem, motivação, apresentação dos projetos realizados e proposta pedagógica que será desenvolvida ao longo do ano letivo.
No final do ano passado, através de processo de escolha pelos professores, a Secretaria de Educação promoveu uma escuta dos professores para a escolha do tema e ficou decidido que será: Cidadania e Direitos Humanos. AMATRA5.
IMAGENS: Face da Prefeitura:
https://www.facebook.com/prefeituramunicipaldeitapetinga?ref=ts&fref=ts