Arma do crime (faca tipo açougueiro).
Uma tentativa de homicídio envolvendo arma branca (faca tipo açougueiro) foi registrada no final da tarde desta quinta-feira, 07/julho, na Avenida Júlio José Rodrigues, defronte ao IF Baiano, tendo como vítima o comerciante Marcos Roberto Oliveira Andrade, 35 anos, residente na Vila Riachão, que se encontrava sentado no interior do seu BAR/LANCHONETE, na companhia de familiares, quando por volta das 18:00h chegou um suposto cliente, o qual pediu uma cerveja, sentou para beber e assim que terminou a cerveja, se levantou e pediu a conta.
O comerciante Marcos deu o valor para o "cliente", o qual pegou o dinheiro para pagar. Quando Marcos Roberto se levantou para apanhar o troco para o rapaz, foi surpreendido por uma reação transloucada do indivíduo, que arrancou uma faca do tipo açougueiro (com 25 centímetros de lâmina afiadíssima) e já foi golpeando a vítima por diversas vezes, com intuito de matá-la a sangue frio, atingindo o tórax, axila esquerda, o ombro e o dedo polegar da mão esquerda.
A vítima caiu no interior do estabelecimento na presença de clientes, bem como da própria família, perdendo muito sangue, sendo socorrida às presas até o Pronto Socorro do HCR, onde recebeu atendimento médico e foi transferida em estado grave para uma unidade hospitalar de Vitória da Conquista, numa ambulância da Secretaria de Saúde do município na companhia de um parente. O autor da tentativa de homicídio identificado por Francisco José da Silva Neto, 27 anos, vulgo (Chicó), oriundo da cidade de Itabuna, o qual está morando atualmente numa república da Vila Riachão.
A Polícia Civil chegou ao nome do suposto autor praticamente em tempo real, mas o indivíduo já teria empreendido fuga para fora da cidade (possivelmente), mas vai responder pelo crime de tentativa de homicídio qualificada. A Polícia Militar através do Pelotão Especial (PETO) realizou diligências em todo bairro da Vila Isabel, Riachão e Clerolândia a procura do autor, mas não logrou êxito.
A Guarnição (com os soldados Pituba, França e Roberto) conseguiu chegar a um rapaz de 22 anos (pedreiro), residente em Ilhéus (trabalha em Itapetinga), o qual foi identificado pelo nome de Uelington Santos Souza, que no último dia 05/07 (terça-feira), se desentendeu com a vítima no interior do referido estabelecimento, e de acordo com relato da família de Marcos Roberto, ele teria proferido algumas ameaças contra a vítima, inclusive momento antes do ataque desta quinta-feira, teria passado na frente do bar e lanchonete diversas vezes olhando para o seu interior, mas negou que tivesse algum tipo de envolvimento no caso.
O rapaz foi conduzido a delegacia, onde foi ouvido pelo delegado plantonista Leonardo Rabelo, mas não ficou provada sua participação na tentativa de homicídio (até o fechamento da matéria).
A faca do tipo açougueiro quebrou o cabo e entortou a lâmina, devido a violência empregada pelo autor durante ataque a vítima.