Aconteceu em Itapetinga, sudoeste baiano, no último sábado (12/10), um Encontro Regional de Radialistas e Comunicadores, no Plenário Dr. Ulisses Guimarães na Câmara de Vereadores. Em maio deste ano, houve uma reunião dos radialistas de Itapetinga com o vereador Amaral Júnior, que propôs uma série de ações para valorização da categoria.
O encontro do último sábado (12/10), foi provocado por vários radialistas de Itapetinga (Vagner Ribeiro, Roberto Alves, Márcia Aguiar, entre outros) que contataram com o coordenador do SINTERP (Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade do Estado da Bahia), Sr. Everaldo Santos Monteiro, que não mediu esforços para participar do referido encontro.
O objetivo do evento foi reunir o maior número de profissionais da área para discutir as seguintes questões: Qualificação Profissional, Ética da Profissão, atuação do SINTERP/BA em prol da valorização dos profissionais e do respeito aos direitos dos trabalhadores em comunicação, Registro Profissional e União da Categoria.
O Coordenador do SINTERP/BA, Sr. Everaldo Santos Monteiro, que inicialmente falou da satisfação de novamente retornar à Itapetinga para discutir os interesses da categoria presidiu o Encontro. Foi formada uma Mesa Solene composta pelo Coordenador Everaldo, os radialistas e comunicadores de Itapetinga, Sr. Juraci Nunes (Bel: em Direito), Sr. Nivaldo Viana (Decano da Comunicação), Sr. Hernando Cardoso (Olho Vivo do Rádio), Sr. Jeremias Pereira, Roberto Alves e Vagner Ribeiro.
Radialistas e Comunicadores de Itapetinga, Itarantim, Maiquinique, Itororó e até da cidade de Guanambi, a exemplo do itapetinguense Wellington David que trabalhou na Rádio Cidade e outras emissoras da região, participaram do evento.
O assunto que acabou polemizando o encontro foi a dificuldade para emissão do Registro Profissional a partir de agora, visto que o comunicador ou radialista que estiver em atividade sem o devido registro necessita Cursar uma faculdade (Comunicação Social) ou Curso Técnico (Ensino Médio) por escola habilitada e reconhecida pelo MEC, mas o problema é que em Itapetinga nenhuma instituição de educação oferece o curso. Eis o questionamento, os interessados terão que se deslocar para outras cidades para obter o Curso.
Durante o evento houve um momento cultural com o comediante Ney de Massu que encarnou o personagem do Deputado da Praça É Nossa e levou a plateia ao delírio. O vereador e radialista Amaral Júnior se colocou a disposição para cobrar da UESB e do IF-baiano a possível implantação do curso em Itapetinga.
Ao final do evento os participantes elegeram o radialista Gilson Mix como Diretor Regional (Território Médio Sudoeste), o qual vai se reunir com a diretoria do SINTERP/BA e atuar em defesa da categoria na região.
ITAPETINGA TAVA PRECISANDO DESSE ENCONTRO. AQUI TÊM GRANDES TALENTOS DO RÁDIO. OUTROS QUERENDO SER RADIALISTAS A FORÇA, SEM NENHUM TALENTO,
MATANDO A NOSSA GRAMÁTICA! SE PEDIR UM DESSES FALADORES PARA GRAVAR UM SPOT, NÃO SAI NADA. ISSO TEM QUE SER CONTIDO PELO BEM DO RÁDIO ITAPETINGUENSE. PARABÉNS AOS VERDADEIROS RADIALISTAS!
muito bom! os verdadeiros radialistas agradecem……radialista de minas gerais
AMIGO, SEM O REGISTRO PROFISSIONAL É IMPOSSÍVEL TRABALHAR EM RÁDIO AQUI NO SUL. ALGUMAS RÁDIOS AQUI JÁ FORAM AUTUADAS E A MULTA NÃO É DOCE, MUITO SALGADA! O CERTO É TRABALHAR TODO MUNDO COM O DRT.