Na noite de quarta-feira, 10/12/14, cerca de 40 personalidades que contribuíram e que vêm atuando para o desenvolvimento da cidade de Itapetinga, sudoeste da Bahia, receberam Títulos Honoríficos de Cidadão Itapetinguense.
Os nomes foram discutidos e aprovados por todos os parlamentares desta legislatura. São pessoas que contribuem e já contribuíram significativamente para o desenvolvimento econômico regional. O evento, que contou com mais de 150 pessoas, ocorreu na Câmara de Vereadores no Plenário Dr. Ulisses Guimarães, inclusive o vice-prefeito Alécio Chaves que nesta solenidade representou o prefeito José Carlos Moura, bem como justificou sua ausência.
Um dos homenageados, o investigador de polícia e assistente social Fernando Viana de Carvalho, enalteceu a cidade e o amor que tem por ela. “Como é honroso poder frequentar a partir de hoje a mesma galeria de pessoas ilustres que já foram condecoradas com as distintas honrarias”, disse ele, citando diversos pontos e entidades da cidade que alavancam o nome do município, com trabalho e dedicação a esta cidade.
O agricultor e cantor de moda de viola João de Souza, conhecido por João do Campo, enfatizou o misto de emoções com a honraria. “Nesse mundo conturbado, ser chamado do bem é uma grande honra. Os desafios fazem ‘brotar’ em nós essa sede de crescer. Ser do bem e fazer o bem faz parte da genética dos que aqui vivem. Ficamos muito felizes por essa homenagem”, falou.
A presidente da casa, vereadora Nídia Oliveira mencionou a importância dos títulos e parabenizou todos os homenageados. “Aos cidadãos beneméritos que hoje recebem esta justa homenagem da cidade, em nome da Câmara de Vereadores de Itapetinga, eu agradeço todo empenho e dedicação. Nosso muito obrigado pela contribuição que vocês têm deixado para ajudar a melhorar todos os dias a nossa cidade, os que moram aqui e os que elevam Itapetinga para o cenário nacional.
Aos cidadãos honorários, fica o mesmo reconhecimento da Câmara de Vereadores por dedicarem seus esforços e trabalho para Itapetinga. Muito obrigada por qualificar nossa cidade. Agora vocês também são itapetinguenses”, mencionou.
O título de Cidadania Honorária é destinado à pessoa física, inclusive “in memoriam”, nascida em outro município e que desenvolveu atividade cujos reflexos mereceram a aprovação da comunidade de Itapetinga ou, de forma direta, tenha prestado relevantes serviços ao Município.
O vereador do PSC José Antunes disse que “A indicação de cidadania honorífica, quando apresentada por um membro do legislativo, não caracteriza uma vaidade ao homenageado, mas sim o reconhecimento do compromisso que o mesmo teve para com o município”.
José Antunes que apresentou três indicações, sendo o investigador de polícia e assistente social Fernando Viana de Carvalho, o agricultor e compositor João do Campo e a presidente do CIED Maria Eloywalda Silva Oliveira), afirmou que cada vereador, em particular, expressa também a sua alegria e satisfação em saber que os homenageados tiveram um papel muito importante na construção física, cultural, social e moral de nosso município.
Os homenageados foram escolhidos pelos vereadores, conforme relação abaixo.