SEGUNDA IGREJA BATISTA PREPARA LANÇAMENTO DO LIVRO “UMA SEMENTE PARA O MUNDO” E “DOCUMENTÁRIO HISTÓRICO”…

A Segunda Igreja Batista de Itapetinga está com tudo pronto para o lançamento do Livro Histórico com o título “Uma Semente para o Mundo” e exibição de um Documentário que marcam o Cinquentenário, narrando a história desde quando a Igreja ainda era uma simples Congregação da 1ª Igreja Batista, o período de emancipação, o primeiro culto oficial, seus fundadores, pastores que presidiram o Ministério, depoimentos de ex-membros e líderes que contribuíram com a historia da SIBI.

O lançamento será neste sábado, 07, no templo da Segunda Igreja Batista, às19:00hs, com um Culto de Gratidão a Deus e a programação de lançamento com direito a apresentação do escritor Adller Chaves  e do idealizador do projeto, o Pr. Odinei Ferreira, além de uma noite de autógrafos, lindas homenagens e participação da PIBI (Primeira Igreja Batista de Itapetinga)… 

O livro tem 312 páginas, impresso com material de primeira qualidade, numa linguagem de fácil entendimento, com imagens dos entrevistados e arquivos da Igreja que ajudaram na edição do material…

O Pastor Odinei Ferreira e o jovem Adler Chaves, filho do casal Alécio e Eliene Chaves, família da SIBI, mantiveram uma perfeita sintonia durante a realização desse trabalho.

Foram vários encontros, viagens, discussão de pauta, correria para juntar o material dentro e fora da Igreja, corre corre com entrevistados, pesquisar registros de arquivos da SIBI, da PIBI, aguardar material solicitado, entre outras coisas…

Na oportunidade entrevistamos o autor que nos fala de como surgiu a ideia de escrever e concluir o Livro “Uma Semente para o Mundo”… O jovem Adller Chaves é Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e atualmente está lecionando na Faculdade de Guanambi.

Entrevista com Adller Chaves 

Como surgiu a ideia de se escrever um Livro com a história da SIBI?

AC – A minha ideia do livro surge em uma reunião na SIBI no final do mês de Novembro de 2016 em que o Pr. Odinei convidou eu, Marilene, Marta e Beatriz para falarmos das comemorações dos 50 anos da Igreja no ano de 2017, em que ele nos colocou como responsáveis para elaboração de um documentário.

Foi apresentada a ata inicial dos trabalhos e muitos materiais de uma riqueza histórica incalculáveis, inclusive digitalizei grande parte também para não se perder com o tempo. Enquanto fui abrir a porta da igreja para a irmã Ana Lídia, me bateu um desejo muito forte de não ficar só no documentário, mas escrever um livro. Quando voltei, a irmã Marta já havia proposto e não tínhamos mais dúvidas que o livro deveria sair, pois Deus não colocou apenas em um coração. O Pr. Odinei já sonhava com isso desde o aniversário de 40 anos da Igreja, mas tudo tem o tempo certo. Ele então coloca-nos responsáveis para elaboração do livro.   

Qual o propósito do Livro?

AC – Além de contar os cinquenta anos de emancipação da Segunda Igreja Batista de Itapetinga, o livro tem muitos outros propósitos. Um deles é honrar pessoas que muito trabalharam por esta obra e não são lembrado nas histórias contadas das igrejas, pois normalmente sempre nos lembramos dos pastores e líderes que passaram por igrejas, mas nem sempre lembramos das irmãs que estão intercedendo por todos eles. Tentamos falar dos líderes, mas também de gente assim… Isso vai gerar conhecimento para nós, geração mais jovem, sobre como a construção e amadurecimento da nossa igreja não foi fácil e custou um preço, para aprendermos muito. Além disso, depois da leitura do livro vamos olhar para aquele irmão de cabeça branca que está sentado do nosso lado, hoje, sem tanto vigor, mas uma pessoa que tanto trabalhou para a obra e devemos nos inspirar. Por fim, mostrar que igreja não é negócio, pois hoje basta apenas alugar um ponto e “pregar a palavra de Deus” para intitular aquilo de igreja… Mas, igreja não é só isso! Igreja tem uma toda uma construção espiritual e social, além de um impacto na comunidade onde ela se apresenta. A igreja trabalha na integralidade do ser humano, não apenas em uma ótica transcendente. Vemos muito claro isso na história da SIBI, uma igreja relevante para o bairro Nova Itapetinga e para toda a cidade de Itapetinga e região, até do mundo hoje com trabalhos espalhados.   

Quanto tempo levou para que o livro fosse escrito e impresso?

AC – O Pr. Odinei desde a primeira oração sempre pedia a Deus para escrevermos o livro em tempo recorde. Rs. Praticamente a escrita desse livro se deu entre Dezembro de 2016 e Agosto de 2017. É importante falar que entre Dezembro e Abril eu ainda fiz minha Dissertação de Mestrado, então não cabe a gente falar que não temos tempo para as coisas, quando estamos comprometidos com elas as coisas ocorrem e até coisas grandes simultaneamente. Logo após a escrita a gente foi em Jacobina algumas vezes para editar e diagramar o livro, demorando mais uns 2 meses nesse processo, ficando praticamente pronto no início de Novembro. Depois foi a gente esperar a impressão, pois como o livro ficou um pouco espesso e demandou bastante trabalho do serviço gráfico. Aproveito e elogio muito o trabalho dos meninos da Gráfica e Editora Tipô Carimbos, pois foram muito disponíveis e nas nossas idas lá trabalhavam até a noite.  

Que caminhos foram utilizados? Quais as fontes?

AC – Como boa parte das pessoas que escreveram esta história estão vivas, isso facilitou o trabalho. Apesar de ter Atas desde a Ata de Fundação até as atuais, ter visto algumas Atas da Igreja-mãe (a PIBI) sobre a congregação, ficar somente naqueles papéis seria muito frio. Dessa forma, fiz inúmeras entrevistas com transcrições (alguns depoimentos estão no livro) de pessoas históricas na SIBI como: Pr. Edivino, Pr. Nelson, Jersonias Mateus, Arnaldo Gusmão, Diniz Rezende, Florisvaldo (Pão de Sal) e muitos outros. Além disso, o livro ele tem materiais de autoria de pessoas marcantes como pastores que passaram pela SIBI, outros que estão na Igreja ou até produções dos atuais ministérios. É uma obra que evoca a coletividade em que foi construída a SIBI, pois assim como a igreja foi construída no coletivo, o livro também. Foi muito interessante esta busca de fontes pois uma pessoa ia sugerindo outras e por aí vai. Fiz entrevistas por telefone também com pessoas em São Paulo e nas mais diversas cidades dessa Bahia utilizando a tecnologia. Por fim, agradeço todos que foram fontes ou contribuíram para encontrá-las.     

Como o conteúdo foi dividido?

AC – De início seria um livro mais simples contando apenas a história da SIBI. Mas, durante a escrita foram aparecendo capítulos e mais capítulos, além de muita coisa legal para não deixar fora. Este livro se tornou tanto um livro para leitura e conhecimento da história da Igreja, quanto de consulta. Ele ficou sendo dividido em 7 Capítulos. O primeiro é a história mesmo da SIBI sendo contada ano a ano, destacando os acontecimentos principais de cada ano e décadas. O capítulo dois estarão alguns servos que passaram marcando época nos trabalhos na igreja ou pessoas que foram/são membras com relevantes serviços sociais prestados na sociedade. O terceiro são os textos autorais de missionários, pastores, servos… que demonstraram a importância da SIBI na vida deles. O capítulo quatro possui textos da Igreja-mãe, de Igrejas-filhas e sobre as Congregações e trabalhos desempenhados pela SIBI. O cinco tem a história cronológica, o seis algumas poucas fotos e o final os estatutos da igreja, tanto o atual quanto o primeiro. É importante afirmar que os títulos dos capítulos e a construção do conteúdo do livro evocavam as partes de uma árvore. Creio que os leitores gostarão dessa alusão…

Quais as dificuldades encontradas?

AC – Elas foram algumas, pois foi uma obra complexa. A maior dificuldade foi de muitas outras pessoas que poderiam ter sido fontes entenderem a importância desta obra, se colocando mais disponíveis para contribuir. Isto algumas vezes gerava um desânimo, pois não era uma obra escrita para mim, e sim para todos nós… Mas isso faz parte, eu sei que as dificuldades foram muito pequenas frente ao comprometimento e animação para que esta obra saísse da cabeça e estivesse no papel. Foi uma tarefa desafiadora que eu me sentia muito honrado de fazê-la. O meu aprendizado com a experiência foi enriquecedor para todas as áreas de minha vida.  

Qual a parcela de contribuição do Pastor Odinei Ferreira no projeto do Livro?

AC – O Pr. Odinei é muito visionário, imagine ele chegar na SIBI no ano que a igreja completava 40 anos e já almejar a escrita de um livro. Ele já sabia do potencial daquela instituição, só não sabia que 10 anos depois, com 50 anos escreveríamos um livro ainda mais profundo, pois os últimos anos foram de grandes desenvolvimentos da SIBI. Muitos momentos de desânimo, o Pr. Odinei nos aconselhava e motivava. Quantas vezes eu estava meio desanimado e do nada uma pessoa me mandava uma mensagem no Whatsapp falando que o Pastor falou com ela sobre o livro e ela tinha algo a compartilhar. Além de toda motivação e suporte espiritual, a autonomia proporcionada pelo Pr. Odinei na escrita do livro gerou muita tranquilidade para o andamento dos trabalhos. Ele sabia que Deus estava direcionando a obra o tempo todo e sempre foi um canal para isso. Se não tivesse o Pr. Odinei auxiliando, Deus poderia levantar outras pessoas, mas o tempo não seria recorde como creio que foi! 

Conte-nos um pouco sobre o autor…

AC – Eu desde muito cedo sou envolvido em questões de igreja, nascido e apresentado numa Igreja-filha da SIBI, a Igreja Batista Calvário, já vemos que minha relação com a igreja vem de berço. Rs. Tenho Mestrado em Administração e sou apaixonado por estudar história das Instituições, fazendo com que o livro me desse um enorme prazer ao escrevê-lo. Atualmente estou dando aula na Faculdade de Guanambi mas quinzenalmente estou em meu lar em Itapetinga e na SIBI. Sou apenas um servo que se disponibilizou em fazer uma pequena obra para que conhecêssemos mais sobre a nossa história como igreja, como bairro e como cidade.      

Os agradecimentos…

AC – O primeiro agradecimento é a Deus, pois a igreja existe por causa Dele, por Ele e para Ele. Além de toda inspiração e honra que Ele nos deu para a escrita do livro, Ele nos proporciona o dom da vida. Agradeço a meus pais que deram ideias e suporte para o livro, inclusive com algumas correções. Agradeço ao Pr. Odinei que foi uma pedra angular do trabalho e também a Marta Alves, Erbene e Telma por me auxiliarem nos lançamentos de membros. Maiumi que como secretária da SIBI fez de tudo para que o livro saísse do projeto. Deivisson Neris que fez um brilhante trabalho na capa, vocês presenciarão uma obra de arte. Todas as pessoas que foram fontes e entrevistados para que o projeto fosse para o papel. Por fim, agradeço a todos nós SIBI, que construímos 50 anos e que construamos mais 50 com “raízes profundas e galhos fortes, frutificando com/em amor”! Espero poder escrever o Livro do Centenário…

Registro Fotográfico 

 

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *