A celebração dos 89 anos do sanfoneiro Floriano Nunes de Oliveira foi realizada na noite deste sábado (19/07/14) no Bar de Adolfo (PM, genro do homenageado) na Vila Riachão, com a presença de familiares e amigos. Sanfoneiros da cidade, amigos de Vovô Floriano, a exemplo de Eufraim das 8 Baixos (Banda Folia Nordestina), Zé Mendes e Banda, Zé Barbosa Júnior, Moreninho do Forró, entre tantos outros artistas participaram da celebração em clima de muita harmonia, afeto e descontração, pois a sanfona na vida de Floriano Nunes de Oliveira tem um significado muito especial (sua paixão).
O sanfoneiro Floriano Nunes é casado com D. Alaide Coelho de Oliveira (76 anos), há mais de meio século, justo no dia 28 próximo o casal vai comemorar outra data marcante (muito especial) 58 anos de casados. O casal Nunes/Coelho/Oliveira (Floriano e Alaide) tem 12 filhos (05 homens e 07 mulheres), mais de 25 netos, bisnetos, genros e noras.
Os filhos são: Franklin, Beatriz, Ádida, Ranes, Rivadávia, Efigênia, Valéria Nunes (Coordenadora dos Cemitérios), Wellington, Márcia, Wendel, Gilmara e Camila (Neta/Filha), pois é filha de Valéria, mas foi criada pela avó (que a tem como filha). Entre os genros estão Willington (Sonorização) e Adolfo (Policial Militar), proprietário do Bar de Adolfo.
Na oportunidade o radialista Sizinio Neto (acompanhado da esposa Cristiane Sousa) na condição de amigos/parentes da família, fez uso da palavra e prestou uma homenagm ao vovô Floriano, o qual se emocionou e recebeu muito afeto e carinho do casal.
Sizinio Neto, que perdeu seu Pai/Avô (Altino Pereira Paiva, 96 anos) no ano de 2010, viu em Seu Floriano a figura do seu velhinho e prestou-lhe uma momenagem que emocionou a todos os presentes. Desde 2010, não mais o trata como mero amigo, mas como Avô e recebeu a sua benção na presença da família chamando-o de avô.
Floriano não poderia reagir diferente, foi às lágrimas e o abraçou, chamando-o de meu Neto Sizinio. “Sejam bem-vindos a esta família, vocês não sabem o bem que vocês me proporcinam (referindo-se ao casal – Sizinio e a esposa Cris Sousa).
O próprio aniversariante mesmo tendo sido acometido de artrose nas pernas e dificuldade para subir escada, conseguiu com a ajuda dos filhos subir ao palco e mostrar o que mais sabe fazer (tocar sanfona 80 baixos) e fez bonito, tocando baião, xote e muitos outros rítmos do autêntico pé de serra, embora por pouco tempo, pois sentia dores nos braços. Foi aplaudido de pé por todos os admiradores e amantes da folia.
Vale ressaltar que a data do aniversário de Vovô Floriano é no dia 20 de julho, dia do amigo, mas a comemoração foi realizada no dia 19 (sábado), contudo, superou as expectativas. Parabéns ao sanfoneiro mais velho e respeitado da cidade! (Floriano Nunes de Oliveira)…Um velhinho cheio de história para contar, experiências e ensinamentos para compartilhar com seus familiares e amigos.
Valéria Nunes se emocionou durante as homenagens a seu pai (Floriano Nunes) e aproveitou o ensejo para agradecer a todos que compareceram à festa. O ambiente foi ornamentado e ficou muito bonito, um verdadeiro Arraiá do Floriano. Os filhos e netos usaram traje especial e abrilhantaram ainda mais o Arraiá…