RIO CATOLÉ AMEAÇA DESALOJAR CERCA DE 30 FAMÍLIAS EM ÁREA DE RISCO NA NOVA ITAPETINGA.

Itapetinga, localizada na região Sudoeste, há 596 km de Salvador, tem acompanhado a cheia do Rio Catolé (que banha a cidade), após as últimas chuvas que caíram na região, que teve início no dia 18 de outubro, com precipitação de mais 70 mm. Chuva, sempre foi sinônimo de benção e prosperidade, mas em Itapetinga, toda vez que chove, causa preocupação, pois ainda existem dezenas de famílias que habitam em áreas de invasão, alagadiças, bem como nas margens do Rio Catolé, como por exemplo, na Travessa das Indústrias, Rua da Pedreira (João Vilela, Nova Itapetinga) e nas ruas de acesso ao rio Catolé, no bairro Vila Rosa, principalmente na João Vitor Fagundes.

Hoje pela manhã, o presidente da COMDEC (Coordenação Municipal de Defesa Civil), Sizinio Neto, esteve visitando as áreas de risco, inundações, alagadiças, bem como nos endereços acima descritos, onde foi feito um levantamento das famílias que estão habitando em área de risco, principalmente nas margens do rio Catolé.

As áreas em alerta total ficam na Nova Itapetinga, na Travessa das Indústrias, trecho pequeno, nas imediações do sítio de Dr. Arnaldo Teixeira, no bairro Nova Itapetinga, onde existem 13 (treze) famílias, as quais já percebem a água do Catolé nos fundos dos quintais. A mais crítica fica na Rua João Vilela, antiga rua da pedreira, no bairro Nova Itapetinga, área considerada de risco, visto que no passado já foi registrado enchente do Rio Catolé, onde as famílias ficaram desabrigadas.

Nesta área existem cerca de 15 famílias, muitas crianças, idosos, enfim, os quintais dão acesso ao Rio Catolé. Algumas residências já tiveram os quintais invadidos pelas águas turvas do Catolé. Uma equipe da DEFESA CIVIL e Desenvolvimento Social, sob a coordenação do presidente da DEFESA CIVIL, Sr. Sizinio Neto, também esteve na localidade para conscientizar as famílias a deixar o local, em caso de continuar chovendo ou aumento do volume de água do rio nosso de cada dia.

Algumas famílias foram cadastradas no Programa Minha Casa Minha Vida, mas por alguma razão, não foram contempladas ou não se encaixaram no perfil.

Até o presente momento, quinze (15) famílias de área de risco foram removidas de barracos de taipa, madeira, lona, área de alagamento, para casas alugadas pela prefeitura municipal de Itapetinga, desde o dia 18 de outubro do ano em curso, quando se verificou a primeira chuva na região.

Outras trinta (30) famílias em área de risco, estão em alerta e podem deixar seus imóveis com a continuação da chuva. A Secretaria de Desenvolvimento Social juntamente com a DEFESA CIVIL, está concluindo os relatórios, bem como montou equipe de plantão 24 horas para atender as chamadas de urgência e emergência, num trabalho em parceria com TG (Tiro de Guerra), Guarda Municipal, todas as secretarias e voluntários.

Contatos: Desenvolvimento Social e Defesa Civil (77) 3261-5476 / 8136-5330 / Guarda Municipal: 3261-8313 / Secretaria de Transportes: 3261-8771. E-mail: defesacivilitapetinga@gmail.com / comdecitapetinga@gmail.com / reportersizinio@gmail.com / voufalarcomsizinio@bol.com.br

FOTOS DESTE DOMINGO, 20/11/2011.

 [nggallery id=258]

FOTOS DE REMOÇÃO DE FAMÍLIAS EM ÁREA DE RISCO.

 [nggallery id=259]

GALERIA III

 [nggallery id=260]

 GALERIA IV

 [nggallery id=261]

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Posts Relacionados

4 thoughts on “RIO CATOLÉ AMEAÇA DESALOJAR CERCA DE 30 FAMÍLIAS EM ÁREA DE RISCO NA NOVA ITAPETINGA.

  1. irmão disse:

    grande sizinio neto…trabalhe que com certeza deus te enriquecera, pode ter certeza, e fique na paz de deus.

  2. anonimo disse:

    qande o prefeito de itapetinga muitas pessoas que presiza de casa e ñ da

  3. MARCO LOPES disse:

    ESSE GOVERNO DO PT DEVERIA ERA FAZER IGUALMENTE AOS OUTROS GOVERNANTES
    DAVAM CASAS DE GRAÇA PARA O POVO MAIS HUMILDE, INVENTARAM ESSE TAL DE
    MINHA CASA MINHA VIDA SÓ PARA ENGANAR OS BESTAS.
    NO GOVERNO FHC AS CASAS ERAM DESSE MESMO TAMANHO DO MINHA CASA, MINHA VIDA
    MAS ERAM DOADAS AOS POVOS, HOJE EM DIA TEM É RICO QUE TÁ GANHANDO CASAS
    E OS POBRES VIVENDO NESSA SITUAÇÃO, MAS A CULPA É DO POVÃO QUE ACHA QUE
    ESSES GOVERNOS DO PT PRESTAM E CONTINUAL VOTANDO NELES.

  4. amada disse:

    presismos di uma potiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii nu bairo bem quere

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *