Por intermédio do líder político e empresário Amarante Brito, bem como de sua esposa Ana Lúcia (professora aposentada e atualmente está cursando Serviço Social pela UNOPAR, foram criadas duas associações na região do Rio dos Currais e no Distrito de Nova Brasília, pertencentes ao município de Ribeirão do Largo, sudoeste da Bahia.
Para criação das referidas associações os organizadores se reuniram por diversas vezes com as pessoas e segmentos interessados para discutirem o objetivo e o papel dessas entidades no município.
Amarante Brito e Ana Lúcia solicitaram o apoio do renomado Guarda Municipal Aparício Souza, membro efetivo da GCM de Itapetinga, ex-presidente da
Associação de Moradores do Bairro Clodoaldo Costa, diretor da UNGCM e ex-diretor/presidente da Guarda Mirim de Itapetinga, que ficou responsável pela documentação necessária para criação das associações, a exemplo de edital de convocação, estatuto social de cada entidade e toda parte burocrática do processo de criação.
As reuniões aconteceram em Nova Brasília (Distrito de Ribeirão do Largo) e na zona rural de Rio dos Currais, região produtiva com inúmeros agricultores que buscam apoio e incentivo do poder público para investir na produção de café e de outras culturas desenvolvidas em pequena escala.
Com a publicação do Edital de Convocação através do Jornal Dimensão de Itapetinga, as chamas interessas efetivaram suas inscrições junto a Comissão Pró-Eleição, para organização do processo. No domingo (04/maio), aconteceu o processo de eleição, aprovação do estatuto social e posse da primeira diretoria de cada associação, a Associação de Agricultores Familiar de Rio dos Currais e a Associação de Costureiros e Artesãos de Nova Brasília.
No dois casos houve apenas chapa única que concorreu ao pleito e foi eleita e aclamada por unanimidade. Pela manhã, no Sítio de Noel no Rio dos Currais foi eleita e empossada a diretoria da Associação dos Agricultores Familiar, entidade sem fim lucrativo com foro na cidade de Ribeirão do Largo, que a partir de agora pretende se organizar no sentido de buscar melhorias para a região.
Rio dos Currais é uma região de homens trabalhadores, que mesmo sem incentivo dos governos não pararam no tempo, plantam de tudo e vivem da riqueza das terras. A almoço foi na casa de Noel, um cardápio regado a galinha caipira, costela de porco, feijão com tudo dentro, arroz branco e salada de produtos saudáveis sem agrotóxicos, cultivados na propriedade.
Muitas lavouras de café, mamão, banana, milho, feijão, criação de porcos, galinha caipira, entre outras, mas a grande maioria não tem como explorar sua produção e acaba deixando de vender os produtos da lavoura e com isso, deixa de receber pelo trabalho, utiliza os produtos no consumo diário e boa parte se perde na terra produtiva.
Já a Associação de Costureiros e Artesãos de Nova Brasília foi criada, eleita e empossada a primeira diretoria executiva e conselho fiscal no período da tarde, em uma escola municipal no próprio distrito.
O evento contou ainda com as presenças do radialista, líder comunitário e presidente da Defesa Civil de Itapetinga, ex-presidente da Associação de Moradores da Nova Itapetinga, Sizinio Neto e da pedagoga e ex-coordenadora do CRAS do Américo Nogueira, Cláudia Brito, atualmente coordena o Projeto dos Idosos (CONVIVER).
A Associação de Costureiros e Artesãos de Nova Brasília conta no seu quadro de diretores com seis pedagogos, artistas plásticos, professores e pessoas da comunidade que pretendem desenvolver um trabalho de excelência na entidade para fortalecer a categoria em Nova Brasília. Após a eleição e posse da diretorias das citadas associações, serão registrados em cartório na cidade de Encruzilhada, comarca do município de Ribeirão do Largo, todos os documentos necessários que declaram criadas oficialmente cada instituição com suas finalidades.
"Estamos muito felizes em poder ajudar esse povo sofrido da zona rual e do distrito, pessoas que necessitam da atenção dos nossos governantes, precisam de incentivo e valorização, pois a nossa região é rica, mas só a boa vontade desses homens valorosos não é suficiente, é necessário investir no potencial dessas terras, na coragem desse povo que trabalha de sol a sol na luta pela sobrevivência, onde tudo que se planta dá", declarou Amarante Brito ao falar da importância do evento com o repórter Sizinio Neto. [nggallery id=529]
Parabéns a todos pela iniciativa desse trabalho. como se ver nas fotos nessa área a terra é firme tudo que se planta colhe, e essa iniciativa com apoio e coragem vai mudar a realidade do povo e vamos conseguir progredir assim com associações do povo da terra, pena que os governantes só querem votos e não contrubuem depois que ganham com o povo. Parabéns Amarante por vc ser voluntário na mudança dessa realidade. nós de Ribeirão do Largo agradecemos.
PARABÉNS, SEU AMARANTE E FAMÍLIA, SUA INICIATIVA FOI MUITO BOA POIS POIS NÃO É TEMPO DE POLÍTICA, NÃO FOI ELEITO E A MUITOS ANOS PROCURA INCENTIVAR E AJUDAR NOSSO POVO.
foi boa a ideiia desta associaçao o povo desta regiao precisa acreditar que juntos podemos lutar por dias melhores.