O que seria do mundo sem os veículos de comunicação, falada ou escrita? Como seriam informados os bilhões de habitantes do planeta? Além da finalidade de transmitir notícias, a imprensa tem um papel muito importante, que é a defesa dos direitos humanos, denunciando as injustiças que acontecem ou podem acontecer, a imprensa é a maior garantia de defesa da liberdade com que conta o cidadão.
O vereador e também radialista Amaral Júnior teve uma excelente iniciativa de convidar todos os profissionais de imprensa de Itapetinga, incluindo os que trabalham em emissoras de rádio, jornais, revistas, mídia eletrônica (blogs e sites), para uma reunião em seu gabinete na Câmara de Vereadores na tarde desta sexta-feira (17/05), para ouvir da classe suas reivindicações e juntos discutirem o assunto.
Amaral não levou uma pauta pronta e deixou os profissionais a vontade, os quais o parabenizaram pela iniciativa e todos falaram das dificuldades que enfrentam no dia a dia da profissão, da não valorização da categoria, da necessidade de contar com um sindicato atuante que venha de fato representar os profissionais de imprensa.
Depois de estudar a Lei Orgânica do Município, o vereador vice-presidente do Poder Legislativo, Amaral Júnior convocou essa reunião com os profissionais de imprensa de Itapetinga, com objetivo de tentar fazer alguma coisa positiva pela categoria, visto que o vereador é radialista e representa muito bem a classe. Depois que todos opinaram sobre o assunto, bem como expressaram suas idéias, o vereador juntamente com a classe que estava representada por um número muito restrito em relação a quantidade de profissional que atua na cidade, chegou ao seguinte resultado.
- Criar dentro da Lei Orgânica do Município um Título de Honra ao Mérito anual em homenagem ao profissional de imprensa de Itapetinga, denominado de Álvaro Nascimento (um dos primeiros comunicadores de Itapetinga, ainda na época do gravador de rolo AKAI);
- Organizar a criação da Associação Regional dos Profissionais de Imprensa (ARPI);
- Indicação de uma Sessão Especial no dia da Imprensa (10 de setembro), para discutir assuntos de interesse da categoria com representantes de Sindicatos Regionais específicos; Promover um Seminário Regional com todos os profissionais de imprensa, dirigentes de emeissoras de rádio e empresas de comunicação;
- Indicação de mudança do nome do Campo de Futebol Juraci Nunes no bairro Primavera, para Campo de Futebol Edilson Santana, saudoso sonoplasta que muito fez pelo rádio itapetinguense, visto que pessoas vivas não podem ser homenageadas, conforme LEI FEDERAL Nº 6.454/77 e o Artigo Constitucional nº. 37 proíbem o uso de nomes de pessoas vivas em prédios e logradouros públicos que recebam recursos federais, estaduais ou municipais.
O Art. 21 da Constituição do Estado da Bahia veda, no território do Estado, a utilização de nome, sobrenome ou cognome de pessoas vivas, nacionais ou estrangeiras, para denominar as cidades, localidades, artérias, logradouros, prédios e equipamentos públicos de qualquer natureza. Mas, na prática, a realidade é outra.
Ao final do encontro, os profissionais de imprensa agradeceram ao vereador pela iniciativa e saíram esperançosos com a discussão. [nggallery id=540]
Pq não chamou Davi Ferraz?
gostaria de saber oual a formacao de macelao e esse outro ai do lado direito.tem sobre midia reportagem…
roberto alves, grande fera. sempre mandando bem continuo admirando o seu trabalho
murilo de sampa
FALTA DO QUE FAZER !!
GRANDE UTILIDADE PUBLICA, MUDAR O NOME DE UM CAMPO DE FUTEBOL, É UMA PIADA !!