Na última sexta-feira (03/03), os chefes do Poder Legislativo de Itapetinga, Itambé e Macarani estiveram no gabinete do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, solicitando o retorno da parada de ônibus intermunicipal conhecida como “Gancho”, utilizada por diversas pessoas da região durante décadas.
De iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, Eliomar Barreira/Tarugão, a reunião também contou com a presença dos presidentes Sivaldo de Abreu (Itambé) e Edmilson Lima (Macarani). O vereador Márcio Piu, vice-presidente da Câmara de Itapetinga, e o Secretário Municipal de Serviços Públicos e Transportes de Vitória da Conquista, Esmeraldino Correia, também participaram do encontro.
A portaria nº 02/2017, que está em vigor desde fevereiro, proíbe o embarque e desembarque de passageiros dos ônibus que fazem o transporte intermunicipal em toda a extensão das avenidas Bartolomeu de Gusmão e Juraci Magalhães. Além dos passageiros das cidades vizinhas, a proibição também não agradou a comerciantes e taxistas, que alegam transtornos e prejuízos.
Durante a reunião, o prefeito Herzem Gusmão explicou que a medida teve como objetivo melhorar o fluxo e garantir mais segurança para os condutores naquela região de tráfego intenso. Ele disse que as pessoas reclamavam da confusão no trânsito provocada por problemas como sinalização invertida e parada irregular de ônibus.
Segundo o prefeito, a solução para o impasse agora só depende das empresas de ônibus, que ficaram de apresentar um projeto em um novo espaço com recuo para que os ônibus possam realizar a parada de embarque e desembarque dos passageiros com segurança e sem causar transtornos ao trânsito. Os vereadores decidiram, então, procurar a direção da Rota Transportes para discutir o assunto o mais breve possível. A Rota e a Novo Horizonte possuem pontos de venda de passagens no local.
Os parlamentares argumentaram que a medida prejudicou diversos passageiros da região que, muitas vezes, não têm condições de pagar uma corrida de táxi da rodoviária até o centro da cidade. Herzem assegurou que, se a Rota quiser, o problema pode ser resolvido em uma semana. Ele demonstrou preocupação com a situação dos passageiros de Itapetinga e região e se colocou à disposição para manter diálogo com os municípios.
Esta semana a Prefeitura de Vitória da Conquista intensificou a fiscalização para garantir o cumprimento da portaria. Além de ser notificada, a empresa que descumprir a decisão administrativa pode ter o veículo apreendido e o ponto lacrado. Na tarde de sexta-feira (03/03), um ônibus que fazia a linha Vitória da Conquista/Itapetinga foi apreendido.