Na tarde desta terça-feira, 03, a Prefeitura de Itapetinga reinaugurou a Escola Municipalizada Manoel Novaes que, desde o ano passado, passa por grande reforma e ampliação. Além de recuperação de telhado, reestruturação dos banheiros, troca dos pisos nas áreas externas e pintura, a Manoel Novaes ganhou um refeitório mobiliado, para dar mais conforto aos estudantes e um completo trabalho de jardinagem, que tornou o ambiente mais humanizado e atraente.
Em Dezembro de 2017, a prefeitura entregou à população, a Escola Palmeirinhas, primeira escola rural com educação em tempo integral do sudoeste baiano. Agora, alunos da sede do município também terão oportunidade de receber uma educação que vai além das regras gramaticais ou dos problemas matemáticos.
Durante a cerimônia de reinauguração, o secretário de Educação e Cultura, Geraldo Trindade, falou sobre a importância de uma gestão que pensa políticas públicas com responsabilidade. Segundo ele, o projeto que a antiga administração municipal tinha para a quadra do Manoel Novaes, era de destruí-la para a construção de um estacionamento para a Comutran. Hoje, ao entregar uma escola completamente reformada, o secretário se diz honrado.
“Não é um desafio fácil fazer educação em tempo integral, mas é muito gratificante. Mesmo com todos os problemas e com recursos cada vez mais escassos, estamos conseguindo desenvolver um trabalho de qualidade que tem gerado resultados positivos para os itapetinguenses. O caminho ainda é longo, mas nós não vamos esmurecer, não vamos parar”, garantiu, trindade.
Emocionada, a diretora da Escola Municipalizada Manoel Novaes, Aline Ramos, também falou em desafio, como palavra de ordem do trabalho que se inicia. “Não se faz educação fugindo dos desafios, por isso tenho certeza de que Itapetinga está no caminho certo”, afirmou a diretora ao exaltar o trabalho corajoso e incansável da equipe de educação do município e continuou:
“É visível e palpável a transformação pela qual a cidade tem passado”. Aline acredita na educação como um bem público e uma responsabilidade de todos. “É na escola pública de qualidade que a mudança política e social vai acontecer”, afirmou a diretora.
Vereadores também participaram do evento, aplaudindo a obra e o trabalho para fazer de Itapetinga uma cidade verdadeiramente educadora. Ao falar sobre sua alegria por mais uma conquista, o prefeito Rodrigo Hagge contou que, ainda durante a campanha, estabeleceu um plano para a instalação de uma escola piloto com educação em tempo integral e, após a análise de todas, percebeu-se a Manoel Novaes como a mais adequada àquela experiência.
Foi preciso adequar a estrutura e preparar equipe para receber bem os alunos que permanecerão na escola por oito horas diárias. “Agora, a escola Manoel Novaes se tornou um grande marco na história da educação municipal. Eu tenho em casa o exemplo do prefeito que mais construiu escolas e que primeiro firmou convênio com a Uesb para a graduação dos professores da rede.
Hoje, inauguro a primeira escola em tempo integral da sede do município e firmo, junto a universidade, o primeiro convênio para o mestrado dos nossos professores. Continuamos trilhando o caminho para fazer uma educação de qualidade e os esforços não param. Já empenhamos o projeto de uma nova escola com 12 salas para a Vila Érica; permaneço, com minhas incansáveis viagens em busca de uma escola para o Moacir Moura e para as Vilas.
Aos poucos, cuidando da saúde financeira do município, vamos realizando um trabalho sério, com resultados positivos que o município tanto precisa”, finalizou o prefeito.
Escola em tempo integral
Na Escola Municipalizada Manoel Novaes os alunos permanecerão por 8h horas diárias e receberão 3 refeições, incluindo o almoço. Os estudantes da Educação Infantil e Fundamental I cumprirão a grade curricular comum pela manhã, das 7h às 11h. A partir das 12h, começarão as oficinas e serão liberados às 16h. Os do Fundamental II entrarão na escola às 10h e frequentarão as oficinas até o meio dia. Às 13h, completam a grade comum e são liberados às 17:30h.
Cerca de 400 alunos serão assistidos pela proposta de Escola em Tempo Integral participando de oficinas como Educação Desportiva, Expressão corporal, Letramento Lingüístico, Letramento Matemático e Tecnologia Digital. Os profissionais convidados para ministrar as referidas oficinas foram escolhidos de forma criteriosa e deverão desenvolver um trabalho interdisciplinar e integrador.
A prefeitura municipal trabalha para fazer de Itapetinga uma Cidade Educadora. A julgar pelos resultados, está no caminho certo. ASCOM PMI