PREFEITURA GARANTE APOIO E ACOLHIMENTO ÀS FAMÍLIAS ATINGIDAS PELAS FORTES CHUVAS.

Em Itapetinga, sudoeste baiano, o volume de chuva registrado no sábado, 11, passou de 100 mm, por um período de quatro horas, causando muitos transtornos na cidade (áreas de alagamentos, residências inundadas, famílias que foram alocadas para residências de familiares, amigos ou vizinhos, além de pequenas erosões).

Desde o início de janeiro que o prefeito Eduardo Hagge e o vice Alécio Chaves vinham se reunindo com a equipe de governo para criar uma Força Tarefa diante das previsões de chuvas para o município.

No sábado, 11, as equipes trabalharam desde o início das chuvas até às 3h da madrugada de domingo, 12, principalmente a equipe de Cláudio Souza (Coordenador da Defesa Civil do município), monitorando áreas afetadas, atendendo solicitações da comunidade, socorrendo famílias atingidas, enfrentando alagamento, acolhendo famílias em residências seguras e oferecendo o apoio necessário, além de adoção de medidas cabíveis.

Neste domingo, 12, o trabalho recomeçou logo cedo com a equipe composta pelo prefeito Eduardo Hagge, a primeira dama e secretária de desenvolvimento social, Zezé Hagge, José Reinan (secretário de transportes e serviços públicos), Billy Graham (secretário de infraestrutura), Cláudio Sousa (Defesa Civil Municipal), equipes do CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) e coordenação da Atenção Básica.

As equipes da prefeitura visitaram famílias atingidas dos bairros Hilda Gama, Américo Nogueira, Quintas do Sul e Nova Itapetinga. Nessas localidades algumas famílias foram retiradas de suas residências por medida de segurança, visto que alguns imóveis não ofereciam a mínima condição de habitação, muitos deles com inundação, ameaça de desabamento, estrutura comprometida, mas nenhuma família aceitou ficar em abrigo público (escolas do município), sendo relocadas para casas de familiares, amigos ou vizinhos, a maioria, apenas para dormir em um lugar seguro.

Na Nova Itapetinga, a família de D. Luciana Felipe dos Santos (D. Tereza), moradora da Avenida Paraíso, nº 163, teve que ser relocada provisoriamente para casa da mãe na Travessa Goiás, no mesmo bairro, pois seu imóvel estava completamente alagado e as paredes apresentavam muitas rachaduras (algumas paredes de adobão), o banheiro sem condição de uso e muita insalubridade, imóvel que foi condenado pela Defesa Civil Municipal.

Na Rua Lunolândia, Nova Itapetinga, outra família com sete crianças teve que transferida para casa de familiares porque o imóvel, segundo a Defesa Civil, não oferece a mínima condição de habitação.

No Hilda Gama, uma família que estava em uma casa sem a mínima condição de segurança e dignidade foi beneficiada com o Aluguel Social e já foi relocada para um novo endereço no mesmo bairro.

No Quintas do Sul, o Sr. Elias, de 77 anos, perdeu todos os móveis e utensílios. A tromba d’água que vem de uma propriedade rural vizinha chegou a quase um metro de altura no interior de sua residência e foi socorrido pelos vizinhos, indo dormir na casa de um amigo no mesmo bairro. A Defesa Civil esteve na localidade no sábado à noite durante a chuva. Neste domingo, 12, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social acompanhada da primeira dama e secretária Zezé Hagge esteve no local da ocorrência.

As famílias que estão com imóveis em situação de risco (monitoradas pela Defesa Civil), serão beneficiadas com o Aluguel Social, receberão todo suporte necessário, apoio psicológico, estão sendo acolhidas pela CRAS de cada Território e serão inscritas em projetos e programas sociais disponíveis.

“Desde o início das chuvas estamos nas ruas acompanhando de perto o drama de cada família, acolhendo essas pessoas, retirando algumas de suas residências que foram comprometidas (para um lugar seguro e mais digno) e oferendo todo suporte necessário”, enfatizou a primeira dama e secretária Zezé Hagge.

“Estamos felizes com a chegada da chuva que é benção de Deus, mas estamos lidando agora com as ocorrências registradas na cidade, principalmente em bairros sem a devida infraestrutura, onde houve alagamento, outros transtornos, famílias tiveram que sair. Estamos visitando essas localidades, nossa equipe está trabalhando para viabilizar a situação, elaborar projetos e acolher a todos que necessitam”, disse Eduardo Hagge.

“Começamos trabalhar no final da tarde de sábado, adentramos a madrugada de domingo até às 2h, entrando em áreas alagadas com água na cintura, debaixo de chuva socorrendo pessoas, auxiliando a equipe da prefeitura que também estava nas ruas, adquirimos rolos de lonas plásticas para cobrirmos os móveis e utensílios de D. Luciana na Nova Itapetinga, visitamos os bairros afetados e estamos mantendo o prefeito Eduardo Hagge informado de tudo”, declarou Cláudio Souza – Defesa Civil Municipal.

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *