POLÍCIAS EM AÇÃO PARA PRENDER TRAFICANTE ENVOLVIDO EM CHACINA

 

Na madrugada desta sexta-feira, dia 28/07/2017, equipes da PC-BA, PC-MG e PM-MG, em ação conjunta, deu cumprimento a Mandado de Busca e Apreensão expedido nos autos do Processo nº 000030-74.2017.805.0135 pela MM Juíza de Direito da Vara Crime da Comarca de Macarani-BA, sendo a medida executada na Região do Lavrado, distante cerca de 09 km do Povoado de Ribeira do Capim Açu, município de Jordânia/MG, em uma fazenda cuja propriedade é atribuída ao traficante EDSON VALDIR SOUZA SILVA, da cidade de Itapetinga/BA.

Fora os muitos homicídios em que é apontado como autor intelectual na região de Itapetinga, o traficante EDSON VALDIR SOUZA SILVA é o principal suspeito de ordenar e comandar pessoalmente a chacina ocorrida na zona rural do município de Maiquinique/BA, onde, na madrugada do dia 25/07/2017, cinco pessoas foram mortas após intensa troca de tiros e três delas tiveram os corpos carbonizados, dificultando a identificação.

Com o cumprimento da medida judicial esperava-se prender vários criminosos e, sobretudo, apreender as armas de fogo usadas na chacina para submetê-las a exame de balística com o farto material padrão recolhido nas cenas dos crimes, além de drogas e outros artefatos usados nas ações da quadrilha, contudo, o local estava completamente vazio, sem a presença de pessoas e ausência total dos indícios probatórios que se tencionava buscar e de outros elementos indicativos da atuação criminosa do investigado.

Não obstante o resultado aparentemente negativo, a dispendiosa ação policial foi uma rápida resposta a esta ousada e violenta ação da quadrilha, deixando patenteado o poder de articulação e de fogo das forças policiais dos Estados da Bahia e Minas Gerais na região em oferecer o pronto e eficaz enfrentamento ao crime, sendo plenamente exitosa neste aspecto e válido todo o sacrifício pessoal dos abnegados policiais que de última hora foram chamados a participarem do evento, enfrentando muita lama e chuvas torrenciais.

A ação policial também possibilitou o conhecimento e mapeamento da área, o que facilitará sobremaneira as próximas incursões, se necessárias forem, reduzindo a logística e potencializando as possibilidades de êxito. Além do mais, observou-se que mesmo em área remota a quadrilha contava com sofisticado sistema de comunicação por internet via satélite, que foi desarticulado, através do qual era possível administrar à distância e em segurança a atividade ilícita e também monitorar as movimentações das forças policiais.

Na ação foram empregadas um total de 17 vtrs, sendo 05 do CATI Salvador, 03 da 21ª CRPC Itapetinga, 03 do 44º BPM Almenara, 02 do DRACO Vitória da Conquista, 02 da DRPC Almenara, 01 da DTE Vitória da Conquista e 01 da DHPP Vitória da Conquista, e um efetivo de aproximadamente 70 policiais civis e militares.

Em nome da Polícia Civil do Estado da Bahia agradecemos a todas as equipes policiais e a cada um dos policiais individualmente pelo atendimento ao chamado e pela confiança na missão, colocando-nos de igual modo à inteira disposição.

DPC Antônio Roberto Gomes Silva Júnior – Coordenador Regional da 21ª CRPC – Itapetinga.

DPC Irineu Alves Andrade – Delegado Titular da DTP de Itapetinga – Substituto na DTP de Maiquinique.

Compartilhe esse Post!

Sobre Bispo

Nascido e criado em Itapetinga, José Bispo Santos é Escrivão de Polícia Civil desde 1998 e graduado em História pela FTC. Foi redator de jornalismo e esportes da Rádio Jornal de Itapetinga (1992-1997). É evangélico pela misericórdia de Deus e um dos editores do Itapetinga na Mídia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *