Atento a tudo que acontece em torno da Carceragem da Delegacia Territorial de Itapetinga, o agente público e auxiliar de custódia Cristiano Vieira, na tarde desta sexta-feira, 25/09/15, escutou um ruído estranho oriundo da parede que dá acesso a área de custódia da referida delegacia e imediatamente comunicou o fato ao delegado Dr. Irineu Andrade (Titular da DT de Macarani/Maiquinique) que será o plantonista da Coorpin neste final de semana.
Dr. Irineu Andrade mobilizou equipe de plantão da DT e pediu apoio a 8ª CIPM que enviou três guarnições do PETO / ROTAM e Pelotão das Vilas para auxiliar na revista na área de custódia da Delegacia Territorial. Ouvindo barulho contínuo de alguém que escavava a parede de acesso ao pátio externo do Complexo Policial, o delegado decidiu entrar na carceragem com o apoio da Polícia Militar a fim de averiguar qualquer irregularidade.
Dentro de uma das celas foi encontrado um pequeno buraco onde os presos tentavam serrar uma barra de ferro que estava presa na parede lateral de acesso a área externa da Unidade Policial. Dr. Irineu Andrade aproveitou o ensejo para proceder uma minuciosa revista na custódia e acabou encontrando no interior da carceragem:
Apreensão de: 03 aparelhos celulares, um deles com chip em funcionamento, 05 porções de maconha prensada em (cocadas), um cigarro da mesma substância, um carregador de celular, 02 lâminas de barbeador descartável e 03 chuços (significado: Objeto artesanal pontiagudo, normalmente feito no interior de estabelecimentos prisionais pelos próprios detentos; são confeccionados com pedaços de ferro, latão, metal, cabos de colheres ou qualquer outro objeto metálico).
Dr. Irineu Andrade com a habilidade que lhe é peculiar, conseguiu entrar na carceragem sem maiores problemas e evitou uma fuga em massa, num trabalho conjunto com a Polícia Militar. Durante a revista apenas o assaltante Jailson Vicente Barbosa, vulgo “Nego Sá” que atirou contra o GM João Lucas, ameaçou o auxiliar de custódia Cristiano Vieira. O material apreendido foi recolhido e encaminhado ao cartório da DT de Itapetinga para adoção de medidas cabíveis.
A suspeita é que os aparelhos celulares estejam entrando na área de custódia durante as visitas às quartas-feiras, possivelmente introduzidos em partes íntimas. A Guarda Municipal responsável pela revista das mulheres que visitam os presos vai trabalhar com detector de metais.
Vale ressaltar que durante a apresentação dos objetos encontrados na custódia, uma mulher identificada como “Renata” ligou para um dos celulares perguntando por “Cuíca Matador” (William Santos) e perguntou se já havia recebido o “bagulho”. Um policial civil se passou pelo detento e disse que a casa tinha caído e que já estava em poder do delegado.
Os Olhos de Águia da Custódia da DT de Itapetinga, Roberto Gomes e Cristiano Vieira, já evitaram e frustraram muitas fugas de detentos custodiados a disposição da Justiça Criminal desta Comarca.
ESSE RAPAZ CRISTIANO JA FUI ATENDIDO POR ELE NA DELEGACIA ONDE FUI PRESTAR QUEIXA CONTRA DETERMINADA PESSOA, E PUDE NOTAR A COMPETENCIA E EFICIENCIA NESSE CIDADÃO, PARABENIZO A ELE PELO FUNCIONARIO QUE É TAMBEM PELA DESTREZA EM PERCEBER TAL AÇÃO POR PARTE DOS ENCARCERADOS.. FORTE ABRAÇO CRISTIANO