A Polícia Civil desencadeou na madrugada desta sexta-feira, 08/05/15, uma mega operação batizada de “Terra Firme”, para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão e de prisão em cidades da região, além de Itapetinga. O objetivo da ação, que ainda está em andamento, é tirar de circulação pessoas envolvidas com furtos e roubos e abate clandestino de gado.
A Operação mobilizou delegados, investigadores e escrivães da sede e cidades que englobam a 21ª Coorpin, sob o comando dos delegados Roberto Júnior (Coordenador Regional Interino) e Irineu Alves Andrade (Titular de Macarani), em onze equipes que diligenciaram nas zonas urbanas e rurais de, pelo menos, três municípios da região, totalizando quarenta policiais e outros dez agentes públicos.
A Operação “Terra Firme” faz alusão ao lema de Itapetinga, Terra Firme, Gado Forte e ao período de exposição no Parque Juvino Oliveira. De acordo com Dr. Roberto Júnior, o que levou a Polícia Civil a desencadear a referida operação foi o aumento de furto e roubo de gado na região, que tem trazido terror e preocupação aos pecuaristas.
A Operação Terra Firme ainda está em andamento na região. Até o momento já foram presas quatro pessoas de Itapetinga (comerciantes e um magarefe), apreendida uma pistola 380 mm na residência de um dos evolvidos, quatro veículos (Picapes Fiat Strada e uma GMC) utilizados no transporte de carne de origem clandestina e de animais abatidos na zona rural, além de mais de 200 quilos de carne de origem clandestina, ferramentas e equipamentos utilizados no abate clandestino (machados, facas, chairas (afiador de facas), cordas, lonas, sacos de pano, aproximadamente uma tonelada de carne de origem clandestina, entre outros.
PRISÕES EFETUADAS EM ITAPETINGA E REGIÃO POR CRIMES DE RECEPTAÇÃO, POSSE DE ARMA, ENTRE OUTROS…
1ª) Gildásio Moreira da Casa de Carnes Gabriel (Rua Getúlio Vargas), Bairro Clodoaldo Costa, onde foi apreendida grande quantidade de carne, como também foi apresentado um volume de notas de frigoríficos do município e região / 2ª) Luís Eduardo Souza Costa (Piolho), por receptação e posse irregular de arma de fogo, pois em sua residência foi encontrada uma pistola calibre 380 mm / 3ª) O comerciante Sr. Ismênio José de Almeida, do Mercadinho e Açougue Almeida, da Avenida Carmélio de Sá, Bairro Américo Nogueira, onde a PC apreendeu mais de 150 quilos de carne de origem clandestina, um veículo Fiat Strada cor marrom, placa policial OVC 5562, que era utilizado no transporte de carne de origem clandestina / 4ª) João de Jesus (Focinho Magarefe), que tinha em sua residência ferramentas utilizadas no abate de bovinos, trabalhava para açougueiros que contratavam o serviço.
Houve várias prisões de comerciantes do ramo de carne na região de Maiquinique, inúmeros açougues e casas de carne foram vistoriados durante operação… A concentração foi sede da COORPIN de Itapetinga, de onde cada equipe chefiada por um delegado da regional, saiu para executar o Alvo (Mandado de Busca e Apreensão ou de prisão), por volta das 02:00h da madrugada desta sexta-feira.
TRÁFICO DE DROGAS EM MAIQUINIQUE / PRISÕES FORAM EFETUADAS DURANTE OPERAÇÃO TERRA FIRME…
Dr. Irineu Alves Andrade, um dos delegados respostáveis pelo êxito da “Operação Terra Firme”, considerado um delegado atuante, operacional e bem articulado, que procura trabalhar em parceria com o Ministério Público e Judiciário, comandou sua equipe em Maiquinique, contando com o apoio dos Investigadores de Polícia (Jorge Luís, Marconde, Diniz Cássia, Cláudio e Onildo), durante execução do Mandado de Busca e Apreensão a vários estabelecimentos comerciais e residências.
Na Rua José Francisco Lacerda, nº 22, Bairro Morumbi, cidade de Maiquinique, a equipe de Dr. Irineu executou o MBA (Mandado de Busca e Apreensão), onde a equipe encontrou três irmãos: Leonardo, George e Ulias Alves Gomes. Ao se deparar com os policiais civis no interior do imóvel, Ulias tentou fugir pelos fundos, dispensando uma sacola plástica com 40 buchas de maconha e 13 pedras de crack.
Ulias foi interceptado pela equipe da PC. No interior do imóvel foi realizada uma busca minuciosa, onde foram apreendidos a quantia de R$ 768,00, em espécie, em cédulas diversas, um rolo de papel alumínio utilizado no acondicionamento de droga, dois aparelhos celulares, um motosserra marca Husqvarna e uma Maquita 110 mm.
Todos os irmãos foram presos e apresentados em Itapetinga na sede da 21ª COORPIN, para lavratura do Boletim de Ocorrência e da Prosão em Flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
Dr. Irineu e equipe se deslocaram até a Fazenda Valete de Ouro, de propriedade da família dos conduzidos, na região do Córrego da Lama, onde houve apreensão de uma espingarda de antecarga, um cano e percutor de espingarda artesanal, um saibro de motosserra, quatro correntes de motosserra e um ferro de marca gado com as letras “WA”.
Logo que a equipe de Dr. Irineu chegou à fazenda, começou a chover e dificultou os policiais a conferir a propriedade do gado que estava pastando na referida fazenda.
EM RAZÃO DE MUITO DOS ENVOLVIDOS JÁ TEREM SIDO LIBERADOS POR FORÇA DE ALVARÁS DE SOLTURA EXPEDIDOS PELA JUSTIÇA, ALGUMAS IMAGENS FORAM RETIRADAS DA MATÉRIA.
bom dia!!!
Tem que mostra a cara dos açougueiros e seus respectivos açougues pra que a comunidade que atenta e que situação esta adquirido suas carnes
Senhor Blogueiro,
Gostaria de afirmar que a carne que foi aprendida no Açougue Gabriel tinha nota fiscal e estava com o lacre do Frigorifico JBS.
tinha a nota fiscal da jbs em ane, ? e pq ele está preso? talvez ela tinha de 1 kilo e as outras arroubas ?
so se foe essa elemento sempre vendeu carniça
Zé Bispo, mostra as caras dos açougueiros para que a população os conheça
Acompanhei toda diligência e como sempre a policia só procurou imputar um crime ao primeiro desprevenido. Infelizmente existiam açougueiros com carnes sem comprovação fiscal o que não é coisa de outro mundo. No caso do Gildásio, realmente a carne dele estava regular, tinha todas as notas e selo da JBS, entretanto como já havia sido apreendida tem que incinerar, o que é um absurdo, já que temos um zoológico na cidade, onde essas carnes poderiam ser doadas.
Todos foram ouvidos e liberados.
Billy vc comprova que é uma pessoa que só repete o que os outros falam procure ter conhecimento dos fatos, será que seu despeito te deixa tão ignorante e burro. Todos os comerciantes foram detidos e liberados no mesmo dia. Detenção é diferente de prisão de uma olhadinha no dicionário. Assim vc irá ficar mais sabidinho e menos ignorante.