Policiais militares e civis foram acionados, na manhã desta terça-feira (30), pelo Ministério Público de Itapetinga. É que no Loteamento Bem Querer, às margens do Rio Catolé, estava ocorrendo uma queimada e parte do fogo já tinha se alastrado pelo pasto de uma fazenda.
Ainda de acordo com o MP, o fogo teria sido ateado de forma proposital por um funcionário de uma fazenda localizada ali próximo.
O incendiário acabou sendo localizado e detido pela PM. Trata-se de José Pereira Souza, de 61 anos, trabalhador rural e morador do Bairro Vila Riachão.
José Pereira Souza, que admitiu ter iniciado o incêndio, foi indiciado, pelo delegado plantonista José Robson, por crime ambiental.
Parabens aos três órgãos involvidos pela atitude de não deixar mais os crimes ambientais impunes no nosso município. Somente seria lamentavel se apenas fosse responsabilizado o peão, mas não os mandantes da “fazenda ali próximo”, pois o funcionário com certeza não saiu no sol lascado por conta própria ou porque gosta ficar o dia todo na fumaça e fuligem pondo em rísco sua própria vida.
Vai embora então nas próximas chuvas já anunciadas ainda mais uma porção do pouco solo que restou, assoreando os córregos e o rio catolé. Nem falar da floresta restante nesta fazenda, que novamente foi judiada pelas chamas que se alastraram até para o interior dela, como deu para ver da cidade.