O lixo doméstico jogado em via pública é todo mexido, o chão fica sujo de papel, de alimentos, restos de comidas, servindo de alimentos para cães, gatos, outros animais, etc., além de surgirem baratas, mosquitos, insetos peçonhentos, etc.
Além do problema das pessoas jogarem lixo nas ruas, há também o fato dos entulhos despejados em terrenos baldios, margens do Rio Catolé, área de aterramento. Na entrada de acesso ao alto da serra onde estão instaladas as Torres de Rádio, TV, Internet e Servidores, local conhecido como Via Cruzes, lugar de oração de católicos e evangélicos, é prova do que estamos denunciando.
A Reportagem do SHOW da Madrugada pela Rádio Cidade FM 94,3, ao se dirigir ao Posto da Polícia Rodoviária Estadual em Itapetinga, na BA-263, KM 5, Rodovia Itapetinga/Itambé, parou na lateral da pista, em frente a entrada de acesso a Via Cruzes e se deparou com uma enorme quantidade de lixo e descarte de móveis, utensílios do lar, embalagens diversas e entulho.
O material encontrado no local desce pela vala na lateral da pista e provavelmente chegará até o Rio Catolé, além de invadir a pista e se espalhar por todos os lados. O aspecto é horrível e prejudica a paisagem do local, pois atrai urubus, conforme comprovamos na manhã desta segunda-feira, 22/12/14.
Restos de material de construção, além de entulhos formados por madeiras, pisos, pedaços de portas, janelas sofás. Enfim, coisas que são consideradas "descartáveis" e inutilizáveis. É realmente um absurdo. Além dessa atitude agredir o meio ambiente (muitas dessas coisas despencam em córregos, rios, poluindo-os) também prejudica quem trafega por esse local, seja de carro, bicicleta ou outro meio de locomoção. Fica aqui registrada minha impressão e desabafo.
Futuro incerto sem o destino adequado para o lixo…
Até quando vamos ser omissos a tantos problemas ambientas? Diversos problemas que as sociedades podem enfrentar no futuro se o lixo não tiver um destino adequado. Será inviável conviver nas cidades; teremos um nível insustentável de vida; um ar totalmente pesado e contaminado; a contaminação das nossas águas e a perda da biodiversidade; mudanças climáticas; hoje Itapetinga já está quente demais. Será impossível viver neste planeta desse jeito!
Vale ressaltar que de período em período a Secretaria de Serviços Públicos e Transportes realiza uma limpeza no local com deslocamento de máquinas e parte do contingente, retirando da área todo o lixo e entulho encontrados, mas parte da população insiste em transformar o local em lixão…