EM ITAPETINGA O RIO CATOLÉ ESTÁ AGONIZANDO E NADA FOI FEITO PARA REVITALIZÁ-LO!!!

Rio Catole  (1)O Rio Catolé Grande é um rio brasileiro localizado no sudoeste da Bahia. Nasce no município de Barra do Choça e deságua no Rio Pardo em Itapetinga.

De sua nascente até a foz são aproximadamente 80 km de extensão. Na área urbana de Itapetinga, ele percorre um curso de aproximadamente 9,5 km. O Rio Catolé que abastece o município de Itapetinga e banha praticamente a cidade, foi perdendo sua beleza e sua pureza com o passar dos anos.

Rio Catole  (6)

O assoreamento tomou conta do leito e criou as chamadas ilhas, o volume de água vem diminuindo, as baronesas tomaram conta das margens direita e esquerda e em alguns lugares fechou completamente o leito do rio nosso de cada dia.

No passado o Rio Catolé era conhecido pela sua potencialidade, uma enorme variedade de espécies de cardumes, peixes que ajudaram no sustento de centenas de famílias.

A população de Itapetinga no passado ousava um passeio no Rio Catolé com a finalidade de um piquenique, um banho nas suas águas cristalinas e puras, correntezas, cachoeiras e o encanto desse rio que faz parte da nossa história.

Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (13)Hoje em dia o Rio Catolé agoniza sem oxigênio, já não possui mais cardumes como antigamente, a água que era cristalina e pura, atualmente tem uma coloração irreconhecível, em algumas localidades o odor dessa água chega a incomodar, sem contar que o lixo e esgotos são depositados nele sem piedade.

O esgoto porque ainda não existe em Itapetinga 100% de tratamento. O lixo é jogado ou despejado em suas margens por pessoas sem um pingo de sentimento, responsabilidade e muito menos educação ambiental.

Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (2)Outros insistem em descartar lixos e objetos no leito do rio, principalmente de cima das pontes da Júlio José Rodrigues (Estação Rodoviária) e da Avenida Paulo Souto (Ligação entre os bairros Nova Itapetinga/Vilas).

Na Praça dos Orixás, na entrada de acesso a Rua Beira Rio, Clodoaldo Costa, as empresas que exploram os outdoors não colaboram com o meio ambiente e descartam todo tipo de material na base do outdoor, material que vai parar no leito do Catolé, conforme registro fotográfico abaixo.

As imagens abaixo falam por si. Dê a sua opinião, comente a matéria e pense no Rio Catolé como fonte de vida, como nosso Patrimônio, que aos poucos está morrendo…

Lembre-se: Vitória da Conquista hoje se abastece do Rio Catolé Grande. Itapetinga tem a honra e o privilégio de possuir um rio que banha a cidade e ninguém faz absolutamente nada. Pense nisso!

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO SOBRE ESSE TRECHO DO RIO CATOLÉ…

Texto: Sizinio Neto / IMAGENS: Sizinio Neto e Karlos Silva 

Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (25) Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (8) Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (9) Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (10) Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (3) Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (4)

Trecho do Canal de Esgoto Geral que despeja no Rio Catolé, na parte de baixo da Rotatória dos Orixás com a Beira Rio…

Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (24) Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (23) Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (22) Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (18) Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (17) Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (16) Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (11) Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (16) Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (1) Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (13) Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (14) Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (15) Rio Catolé, em 07 de abril de 2015  (10)

Rio Catole  (2) Rio Catole  (1) Rio Catole  (7) Rio Catole  (5) Rio Catole  (4)

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Posts Relacionados

19 thoughts on “EM ITAPETINGA O RIO CATOLÉ ESTÁ AGONIZANDO E NADA FOI FEITO PARA REVITALIZÁ-LO!!!

  1. San jose disse:

    Eu tenho uma proposta :
    Cercar o perímetro do rio , colocar gaiolas sobre o perímetro das duas pontes .

    Canalizar todo o esgoto da cidade e jogar-lo no Rio pardo . Pois já que não vai haver investimentos , então é a única forma de recuperar a saúde do rio Catolé . E em último prazo poderíamos criar uma estação de tratamento perto do rio Pardo.

    Outra coisa que deveria ter sido feito é o alisamento das margens e retirada do excesso de pedras e lixo do rio .O alisamento que estou se referindo , é acabar com os “bolsões” e beiradas irregulares . A fim de evitar casos de dengue ou febre amarela.

    Além disso , tem os barrancos , que teríamos que fazer uma especie de laje ou barreira com pedras ou concreto , a fim de evitar o assoreamento do leito do rio . E com isso a água ficaria límpida , transparente e cheirosa.

    Também seria útil e viável soltar alguns peixes especiais no rio , para que esses comam e se alimente das larvas e pequenos vermes que tem na água.Existe uma especie de “piaba” , que se alimenta de larvas de mosquitos e de vermes . Seria bom para reduzir os casos de esquistossomose.

    Outra coisa que quero abordar é que existe muitas moradias de frente para o rio . E por conta disso , proponho que o perímetro seja cercado , para que o ecossistema local seja preservado .

    E nos casos mais extremos , proponho a construção de uma pequena barreira física , ou seja , uma barragem perto do final do rio , pois assim o volume do rio ficaria maior , ganhando uma grande dimensão em largura e profundidade .

    A propósito , levando para o lado mais estético , seria conveniente a retirada do mato selvagem e plantação de grama de jardim , pois é muito melhor.

  2. Irineu disse:

    Parabéns Sizinio pela beleza e importância da matéria.
    As soluções possíveis são de duas ordens: investimento público e conscientização.
    O poder público tem que destinar recursos para as diversas obras necessárias e a população tem que cumprir o seu papel, o seu dever, a sua obrigação para com o meio ambiente, sob pena, inclusive, de multa e responsabilização criminal.
    A preservação dos nossos mananciais não é só uma demonstração de civilidade, é uma questão de sobrevivência.

  3. ANTONIO EMANOEL (ATIVISTA) disse:

    PARABÉNS REPÓRTER SIZINIO NETO PELA REPORTAGEM E PELA IMPORTÂNCIA DE SEU CONTEÚDO, POIS A POPULAÇÃO NECESSITA SABER A VERDADE DOS FATOS, SE SENSIBILIZAR E PROCURAR FAZER ALGUMA COISA EM PROL DESSE RIO.

  4. anonimo disse:

    E aquela obra do pinicao começaram e nao terminarao?

  5. valcilenio almeida silva disse:

    é que gostaríamos de ver pelo legislativo propostas que de fato vala a pena como o que fazer para tirar o nosso rio catolé dessa situação,já sabemos que é previsto, e já estamos sentido a falta da água, como não cuidar daquilo que temos? é preciso urgente tratar os esgotos e o plantio de arvores para evitar o assoreamento e a proibição sob pena de lei para quem jogar lixo no rio ou nas sua margens.parabéns Sizinio pela matéria afinal a boa política é quela que de fato atenda as necessidades das pessoas,mais toda comunidade deva ser mobilizada a participar! um forte abraço meu amigo.

  6. orlando almeida santos disse:

    gostaria de registrar minhas propostas ; acho de suma e grande responsabilidade a criação de um projeto de reflorestamento publicado pela câmara de vereadores com a participação dos moradores e proprietários . Onde fosse feita uma abaixo assinado pelos mesmos para obem comum de todos.

  7. Adenor F.S.Rodrigues. disse:

    Meu comentário será com um grande sentimento das péssimas condições, em que estou vendo aqui através destas fotos, e comentários e visualizações colocadas por Sizenio Neto, sobre o estado em que se encontra este EX/Grandioso Rio Catole, que nasce lá em Barra de Choça, e vem descendo de lá banhando todas as Fazendas desta nossa região, onde eu nasci e fui criado ate os 14 anos, tomamos muitos banhos nestas aguas limpas, usava para o nosso consumo, e dos nossos animais, tínhamos grandes cardumes de peixes, jacarés, lontras, grandes cobras, eu deixei a nossa Fazenda quando os meus Pais, já tinha falecido, com 14 anos de Idade, em 1954, fui para Salvador, São Paulo, retornei a Salvador, depois Brasília, por varias vezes voltei ai por Itapetininga, mais permanecia só alguns dias, não conseguia perceber a situação critica deste nosso saudoso Rio Catole, eu pretendo ainda voltar por ai, mais vendo a situação deste saudoso Rio Catole, faço um apelo aos nossos políticos Baianos não deixe o nosso Catole Grande Morrer!!!

  8. Anônimo disse:

    Eu acho que nos devemos cuidar dele

  9. Adenor F.S.Rodrigues. disse:

    Ao Cidadão, San José, que no dia 19/04/15, as 19/15, fez este comentário sobre a única formula de recuperação do nosso Rio Catole, e muitos outros nossos conterrâneos que estamos morando em outros Estados do Brasil, ou no Exterior,

  10. Adenor F.S.Rodrigues. disse:

    Ao Sr. San José. você recomenda uma proposta para a recuperação deste nosso Rio Catole, que esta sofrendo muitas Agressões Ambientais, nós gostaríamos que fosse feito uma denuncia aos Órgãos Públicos, Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais e Renováveis, através da linha verde, 0800-618080, Ouvidoria do Ibama!!!!

  11. Adenor F.S.Rodrigues. disse:

    O meu comentário seria que alguma pessoa residente ai em Itapetinga Bahia, esta sofrendo com esta Agressão ao meio Ambiente, fizesse uma denuncia, aos Órgãos Públicos, Ibama Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais e Re

  12. Adenor F.S.Rodrigues. disse:

    O meu comentário seria que alguma pessoa residente ai em Itapetinga Bahia, esta sofrendo com esta Agressão ao meio Ambiente, fizesse uma denuncia, aos Órgãos Públicos, Ibama Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais e Renovais pelo fone 0800-618080 Ouvidoria do Ibama-DF

  13. Adenor F.S.Rodrigues. disse:

    Se não conseguirem sanar estes problemas do Rio Catole através de denuncias no Ibama-DF, entre para o GREENPEACE, e não deixe o nosso Rio Catole, (MORRER)

  14. Adenor F.S.Rodrigues. disse:

    Ao Cidadão anônimo que no dia 25/02/16/ escreveu uma mensagem sobre o estado deplorável em que si encontrar

  15. Adenor F.S.Rodrigues. disse:

    Ao cidadão que escreveu esta mensagem no dia 25/02/16, sobre a situação deplorável, que se encontra este nosso Rio Catole,eu muitos outros Filhos de Fazendeiros, que nascemos e fomos criados ai nestas regiões, estamos morando em outras partes do nosso Pais, alguns ate no Exterior, ficamos entristecidos por vermos estas fotos, e a falta de um bom senso de algumas autoridades que estão mandando na nossa Cidade, e no nosso Estado da Bahia, de não tomarem as providencias necessárias, para que este nosso grandioso e belo Rio Catole não venha Morrer, ao a nomino você disse eu acho que devemos ajudar, você junto com outras pessoas poderão fazer campanhas para que algumas autoridades, veja e comesse a colocar a barba de molho e ver que vocês não são aqueles eleitores de cabresto são pessoas, que estarão ali reivindicando sobre um problema tão grave como este que esta acontecendo ai, neste Rio nas proximidades das suas Residências,das suas Escolas, de uma feira, que quando eu estive ai nesta Cidade tão aconchegante que e Itapetinga, passando próximo ai deste Rio, não suportávamos o mau cheiro procedente dele, eu citei em varias mensagens os recursos que poderão ser usado através de denuncia no Ibama, tem também o programa de SUSTABILIDADE,Programa de Cidades Sustentáveis, um destes programas parece que a Caixa entra com ele, existe varios recursos de se resolver esta tarefe ai do nosso Rio Catole Grande, e não deixar ele morrer, eu sou baiano nascido e criado em uma fazenda na beira deste Rio, Catole Grande, fomos vizinho da Fazenda ex/ Prefeito, de Vitoria da Conquista, Gerson Sales, deixei esta região com 14 anos de Idade, mais sempre por varias retornei a esta Cidade, para visitar alguns parentes mais atualmente parece que não tenho mais ninguém, se tiver, são bem longe, mais vou deixar uma mensagem para alguma pessoa que se acha da minha linhagem, (Familia dos Coelhos) que foram grandes proprietários de lojas de tecidos, alguns tinham fazendas, deixo uma mensagem para estes meus conteranios faça alguma coisa para este nosso Rio ,não Morrer, ok.

  16. ozildasmendes@yahoo.com.br disse:

    É muito triste saber que o Rio Catulé esta morrendo e ninguém procura fazer nada, Onde estão os ambientalistas para fazer um projeto e ver o que fazer para salvar o Rio, começando conscientizando as pessoas para não jogar lixos. Pois a água potável esta acabando no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *