O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O USO INDISCRIMINADO DO CARRO FUMACÊ.

29A Secretaria Municipal de Saúde de Itapetinga, através da Vigilância Epidemiológica, adverte que o uso indiscriminado do carro fumacê pode causar danos graves à saúde e ao ecossistema como um todo. O carro fumacê, com a reintrodução da dengue no nosso país, na década de 80, foi uma forma de controlar e combater, de forma mais rápida, a doença; porém, para conter o uso inadequado do inseticida, o Ministério da Saúde estabeleceu critérios embasados nos indicadores entomológicos, que é a presença do vetor em cada área, e no indicador epidemiológico, que é o número de casos.

Sua fórmula é diferente dos inseticidas encontrados no mercado e sua distribuição é feita somente pelo governo federal, que compra o produto e distribui para os estados, que repassa aos municípios. No combate ao Aedes aegypti, o inseticida é jogado em doses capazes de matar o mosquito. O problema é o uso indiscriminado de inseticidas. Há locais que passam o inseticida duas vezes por dia. Isso é um absurdo! O inseticida serve para bloquear epidemias e não deve ser usado de forma preventiva.

É importante que o trabalho seja feito, não visando somente o vetor, ou seja, o mosquito na sua fase adulta, mas a prevenção na base, com visita do agente, tratamento nos depósitos, nos criadouros; enfim, que tudo seja feito corretamente para que não precisemos correr o risco de ficarmos colocando veneno no meio ambiente. A melhor forma de evitar os mosquitos é acabar com os criadouros, e não usar o inseticida, indiscriminadamente. O alerta geral é o seguinte: não deixe água parada… Dengue mata!

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *