Vereador por cinco mandatos e duas vezes presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga, além de ser vice-prefeito por oito meses durante a administração do prefeito José Marcos Gusmão.
Com esse currículo, Juraci Nunes, 60 anos, que muitos diziam que já havia se aposentado da vida pública, afirmou na manhã desta quinta-feira (14), durante entrevista ao Programa Sertão Moderno, da Rádio Fascinação com Edilson Lima, que nunca esteve afastado por completo da política e que durante esse tempo esteve estudando. É Bacharel em Direito e aguarda exame da OAB para advogar.
Ao falar sobre o exame, Juraci Nunes disse que é a favor da prova: “Ela não mede conhecimento, mas dá um norte para o profissional do direito”.
Como não poderia ser diferente, falou de política local e até nacional, analisando, principalmente, os governos Dilma e José Carlos Moura.
Com relação à nova presidente, o ex-vereador foi enfático ao dizer que Dilma traz consigo a imagem de Lula e, agora, terá que fazer um grande governo, embora já apresente alguns “senões”.
No que se refere à administração municipal, o bacharel em direito lembrou de quando o atual prefeito de Itapetinga ingressou no PPB. Começava ali, de fato, a carreira política de José Carlos Moura.
“Assinei a sua ficha de filiação”, disse Juraci Nunes.
Ele destaca que José Carlos Moura é uma grande pessoa, mas que peca em não melhorar a imagem do seu governo e terá pouco tempo para isso.
Juraci Nunes está de volta!
Abaixo, vídeo de parte da entrevista:
É GENTE COM ESSA BIOGRAFIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA QUE PRECISAMOS NA VIDA PÚBLICA. VOCÊ É UM VENCEDOR, EMBORA INJUSTIÇADO NESTA CIDADE. CONTE CONOSCO NA SUA NOVA EMPREITADA.
JCM E O “OGRO” DA MITOLOGIA
Ouvindo as emissoras de rádio, lendo alguns posts neste e outros blogs, dando conta o sumiço do prefeito José Carlos Moura, dos locais públicos da cidade, mormente àqueles promovidos pela sociedade organizada, como empresários, esportistas, movimentos religiosos e associação de moradores da cidade, palco sagrado da democracia participativa, lembrei-me da figura mitológica apavorante do “Ogro”, que assim como o alcaide, não gosta de se comunicar, se isola, e de preferência, vive no mato na floresta, não muito afeito ao convívio social.
No entanto, há uma diferença entre o “Ogro” da mitologia, retratado nas histórias infantís, para o “Ogro” da pós-modernidade, sediado na Praça Deiry Walley, eleito prefeito de Itapetinga na últimas eleições, que deve ser considerada. Diferente da figura mitológica, ao invés da Floresta, dos locais soturnos, o nosso Ermitão, se assim prefere denominá-lo, prefere se homiziar no conforto de sua bela propriedade rural à beira do rio pardo, rodeado dos seus séquitos, e longe dos seus súditos, e mais distante ainda do clamor popular, que ecoa de todos os lados da cidade, apontando a ineficiência do seu governo em todos os setores, e decisões administrativas nada republicanas, que vão de encontro aos bons manuais da ética e do zêlo com a coisa pública.
O gigante mitológico, é simplesmente uma personagem lendária que permeia a imaginação infantil, cujo escôpo é aguçar na criança uma leitura cheia de simbolismos, que vão acompanhá-la durante todas as fases de sua vida.
Aqui, o personagem é real. Não foi construído por nenhuma ficção, ele brotou de um momento de histeria popular, que num ato de incúria e rebeldia contra os detentores do poder, escolheu entre os contendores do pleito, propositadamente, àquele, que para muitos – e hoje se confirma – não tinha aptidão para gerir à coisa pública.
O seu distanciamento do embate político, motivado por um passivo administrativo, que, em razão do tempo que falta para encerrar a sua gestão – pouco mais de um ano – dificilmente será cumprido, criando, por conseguinte, um caminho propício para o crescimento das oposições, que já estão procurando resolver as suas diferenças paroquaiis para a batalha de 2012, que se avizinha.
Ao buscar nas hostes carlistas, um nome que pudesse colocar um ponto final no ciclo do michelismo e do carlismo à frente do município, o PT, em razão de sua conturbada relação com os neopestistas, as trapalhadas administrativas, e o seu paulatino afastamento das massas, encurta a sua vida útil, e interrompe o seu projeto de poder, programado, para durar no mínimo, 20 anos.
meu amigo, meu professor jurací nunes é o mais nobre exemplo de dignidade na comunicação em nosso estado. Por onde passei não encontrei ninguém que o superasse e creio que não encontrarei. devo minha profisssão e minhas conquistas pessoais a este cara sensacional. não tenho tido contato com ele mas sempre falo em seu nome quando me perguntam onde aprendí a fazer rádio. cito jurací sempre e com muito orgulho. em relação a política só digo uma coisa: itapetingga será muito melhor com jurací capitaneando seus destinos. competência e compromisso com o povo são particularidades de jurací. Um abraço Jurací e muito obrigado por tudo o que fez por mim.
De algumas dezenas de jovens profissionais da comunicação falada, que eu tive o privilégio de colaborar com a sua formação profissional, Marcelo Dutra, disparado, foi o que mais me surpreendeu. Adolescente irrequieto, desde a pré-adolescência já demonstrava a sua aptidão pelo o rádio. Quando ainda estava na 7ª série, procurou-me para fazer um teste na Rádio Jornal, emissora que eu dirigia no que eu lhe respondi que o acolheria na emissora com muita honrapara um período de estágio, desde que tereminasse o 1º grau e ingressasse no 2º . Se o meu cérebro quase senil não me trair, Marcelo ainda não tinha entrado para a vida adulta. Pronto: estava nascendo um dos mais promissores radialistas da Bahia. Na rádio Jornal foi companheiro, um profissional leal e um ser humano acima da média.
Marcelo, meu irmão, você não tem idéia da alegria que sinto no fundo de minha alma, com as palavras de gratidão postadas neste e noutros blogs pelo amigo. Só pessoas iluminadas assim, são capazes de gestos tão gentis com estes. Que Deus continue iluminando os seus caminhos. Você ainda alcançará degraus muito mais altos. O mérito é todo seu. pra você o céu é o limite.
Em Potiraguá depois que o candidato do PT ganhou a eleição, varios policiais tem feito da cidade um faroeste, pois tem feito várias badernas na cidade, ameaçando as pessoas do outro lado. Eles foram até a casa de sec de educação juntamente com o enteado do prefeito eleito de arma em punho e fizeram a maior algazarra. Nos distritos um tal de Leandro com apoio dos policiais tem dado tiro para o alto. A noite eles todos Bêbados saem sem camisa e com o som na maior altura pertubando o sono dos pais de famílias trabalhadoras. Imagine quando estes homens estiverem no poder???