NOVAS REGRAS DO PIX: ENTENDA O QUE MUDOU NAS TRANSFERÊNCIAS…

Por conta de sua elevada popularidade, é natural que surja o receio de que o meio de pagamento mais querido do país mude suas regras. No entanto, é preciso estar sempre em dia com as notícias verídicas, desconfiando das possíveis fake news.

Leia os tópicos a seguir para acabar com as lendas urbanas sobre o Pix. O Pix vai ser taxado? Pode ficar tranquilo: o Pix entre pessoas físicas não vai ser taxado.

Quem afirmou isso foi o próprio presidente do Banco Central (Bacen), em sessão especial no Senado. Vale ressaltar, no entanto, que já existem situações em que as instituições financeiras podem aplicar cobranças específicas.

A seguir, explicamos mais sobre as situações em que isso ocorre. Quando o Pix pode ser taxado? Conforme o comunicado oficial do Bacen, as atuais taxas são aplicadas ao Pix apenas no contexto de relações comerciais.

Quando o pagador/ recebedor são pessoas jurídicas, a cobrança ocorre nos seguintes momentos:

  • Transferências por QR Code ou QR Code dinâmico

  • Transferências com qualquer chave após o 31º Pix

  • Recebimento de valor advindo de conta comercial.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de chave Pix! Qual a taxa do Pix? O valor exato de cobrança não é previsto por lei, e cada banco/fintech pode determinar suas próprias taxas.

Existem bancos que optam até mesmo por não aplicar a taxação sobre as movimentações. De maneira geral, observa-se uma tendência das alíquotas ficarem entre 0,99% e 1,45% do valor transferido, considerado limite mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 10.

Por isso, recomenda-se que os clientes mantenham-se sempre atualizados sobre as regras determinadas pelo banco, como forma de tornar os mapeamentos financeiros empresariais mais assertivos.

Quais as vantagens de usar o Pix? Dentre as principais vantagens do Pix, certamente podemos mencionar a praticidade no dia a dia. Afinal, trata-se da primeira modalidade de transferência permitida a qualquer hora do dia, independentemente se é final de semana ou feriado.

Além disso, a própria isenção de taxas para transferência entre contas de bancos distintos é uma das grandes razões para a popularidade recorde do Pix.

Por isso, a probabilidade da imposição de cobranças adicionais dificilmente irá se concretizar. Fonte: Cartão Fácil

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *