Para comemorar o Dia do Motociclista , celebrado nesta segunda-feira, 27/07/15, a Coordenadoria Municipal de Trânsito (COMUTRAN) de Itapetinga e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizaram um Simulado de acidente do tipo colisão, envolvendo um caminhão gaiola e motocicletas, na Praça Dairy Walley, no final da tarde. O trabalho de integração das instituições foi coroado de êxito, tendo cada uma realizado suas atividades.
A COMUTRAN se encarregou de sinalizar as vias, organizar o tráfego de veículos no local. Já o SAMU que utilizou duas Unidades de Soporte Básico e Avançado, ficou responsável pelo socorro às vítimas, mobilização, primeiros procedimentos e transferência para o Hospital Cristo Redentor / Fundação José Silveira e Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA).
O realismo das cenas, dispertou curiosidade em quem trafegava pela localidade ou se encontrava nas imediações, quando as Unidades do SAMU chegaram rapidamente ao local com as sirenes acionadas, tudo parecia de verdade, muito real. Os veículos envolvidos estavam avariados e as vítimas marcadas com lesões leves, médias e graves estavam no meio da via a espera de socorro de urgência e emergência.
Todo o Simulado foi prestigiado por motociclistas, curiosos, mototaxistas e pessoas da comunidade que não pouparam elogios ao reconhecer o belíssimo trabalho desses profissionais que se dedicam, tem a árdua missão de Salvar Vidas e não medem esforços para desempenhar com muito carinho a profissão que escolheu. Tanto a COMUTRAN quanto o SAMU tem relevantes serviços prestados à nossa Comunidade.
A COMUTRAN que antes da implantação do SAMU no município, ajudou a Salvar muitas vidas, ainda que não tivesse a estrutura desejada, prestava um bom serviço por amor ao próximo. Com a implantação do SAMU em Itapetinga, o serviço se profisionalizou, cresceu e já ajudou a Salvar milhares de Vidas, numa ação rápida, envolvendo estrutura, aparato, pessoal qualificado, dedicação, amor, sensibilidade, espírito de equipe.
A intenção é usar a mudança de comportamento como estratégia para despertar a população para ações conscientes no trânsito como pedestre ou condutor e, consequentemente, levar à diminuição de acidentes de trânsito na cidade de Itapetinga.