O Dia da Independência, celebrado neste 7 de Setembro (domingo), também é marcado pelo movimento do Grito dos Excluídos, em Itapetinga.
Mesmo sem o tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro em Itapetinga na Praça Dairy Walley, representantes de movimentais sindicais, sociais e partidários compareceram a Praça Dairy Walley, para fazer uma caminhada a favor de reformas políticas e também sociais no Brasil.
A concentração aconteceu na Praça Dairy Walley, por volta das 10h. Com bandeiras e cartazes lembrando diversas causas, os manifestantes saíram com carro de som, percorrendo várias ruas do município neste ato público.
Compareceram ao Grito dos Excluídos representantes da Igreja Católica, religiosos, Movimentos Sindicais, lideranças políticas, a exemplo do ex-prefeito Michel Hagge, ex-vereador Gilson de Jesus, ex-vereador Jerisvaldo, pessoas da comunidade, João do Campo (Violeiro), o cantor e compositor Juá da Bahia, que cantou em praça pública a música do movimento, alguns professores, representantes da APLB-Sindicato, entre outros.
O ex-vereador Zildo Carvalho, Dona Eurides Pereira (mãe de Renan Pereira), dentre outras pessoas da comunidade pretigiaram o evento na Praça Dairy Walley.
Em 2014, a principal pauta do Grito dos Excluídos é pela reforma do sistema político brasileiro, por meio da convocação de uma assembleia constituinte exclusiva e soberana. "Nossa pauta este ano vem com mais força nesse aspecto da mudança da forma de fazer política no Brasil.
Mas ela também está nas ruas, o tempo inteiro, como o pedido de redução da jornada de trabalho e a reforma agrária", comentou João do Campo, membro da Associação de Piscicultura de Itapetinga, um sonhador da Reforma Agrária no Brasil.
Durante a passeata, foram recolhidas assinaturas das pessoas a favor da assembleia constituinte. O evento foi democrático, sem xingamentos, sem denegrir a imagem de nenhum político ou autoridade do município, sob a animação dos participantes que não mediram esforços em ostentar faixas e cartazes com mensagens de indignação, sonhos e esperança de dias melhores.
O Padre Josué (Igreja São José) esteve a frente do movimento e conduziu os trabalhos com muita pujança, responsabilidade e contou com o apoio de vários movimentos e entidades, para que o Grito dos Excluídos em Itapetinga alcançasse o seu objetivo.
Muita gente que esteve na Praça Dairy Walley, ficou sem graça diante da ausência do Desfile Cívico tradicional de 7 de Setembro, pessoas que estavam acostumadas a ver a praça lotada de alunos, escolas, professores, educadores, entidades diversas, o Tiro de Guerra, a Banda Marcial de Itapetinga, autoridade em geral, e este ano não foi realizado.
Representantes da Prefeitura Municipal de Itapetinga e o vice-prefeito Alécio Chaves, participaram do Hasteamento das Bandeiras e Execução do Hino Nacional Brasileiro no paço municipal em frente a prefeitura.
Este ano o Desfile Cívico de 7 de Setembro ganhou os bairros da cidade, numa iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura, sendo realizado em três localidades durante a Semana da Pátria, período de 03 a 05 de Setembro.
1º Desfile aconteceu na Nova Itapetinga com a participação de escolas municipais e particulares, entidades do município sob a regência da Banda Marcial de Itapetinga, evento realizado em 03 de setembro, com concentração na Escola Pingo de Gente e apresentação na Avenida Gerson de Oliveira.
Participaram do Desfile as ecolas e colégios dos Bairros Nova Itapetinga, Vitória Régia, Ecosane, entre outros.
2º Desfile aconteceu no Clerolândia, no dia 04 de setembro, envolvendo as escolas municipais dos bairros Vila Rosa, Vila Nery, Vila Riachão, Vila Suzano, Vila Isabel, Vila Sônia, Vila Santana, Cidade Jardim, com contentração na Escola Clero Pedreira e desfile oficial na Praça Frank Aguiar (Vila Riachão).
O 3º e último Desfile foi realizado no Bairro Primavera no dia 05 de setembro, envolvendo as escolas dos bairros Camacã, Primavera, Clodoaldo Costa, Centro, entre outros, sempre com o desfile dos Atiradores do Tiro de Guerra 06-023 de Itapetinga, Grupo de Resgate Anjos do Asfalto, Guarda Mirim de Itapetinga, PREVE, entre outras instituições.