Pegar a estrada requer atenção redobrada. Olhos na pista e muita prudência por parte do motorista são fundamentais para evitar acidentes. Esse tipo de cuidado é imprescindível e consiste na única maneira de se prevenir de um tipo de colisão muito comum nas rodovias: o choque com animais. A reação dos bichos nesses casos é imprevisível, mas a do condutor do veículo não pode ser.
Para evitar colisões com animais em autopistas o motorista deve respeitar o limite de velocidade. Esse cuidado permite que o condutor seja capaz de reagir adequadamente quando há algum bicho na pista, ou em qualquer outra situação. É comum que ao pegar a estrada as pessoas acelerem. Isso é um erro grave, pois quando surge um perigo, o motorista não sabe o que fazer e não tem tempo para reação.
Segundo o artigo 220 do Código de Trânsito Brasileiro, não desacelerar o veículo à aproximação de animais, atentando para a segurança do trânsito, é penalidade passível de multa. Ao se deparar com um bicho na estrada, o motorista deve manter a calma.
Qualquer descontrole pode agravar a situação e provocar a colisão. “O motorista deve frear devagar, prestando muita atenção aos carros que vêm pela lateral e atrás. Não se pode fazer nenhum movimento brusco, nem buzinar ou acelerar. Nesses casos, o animal pode ser assustar e ir para cima do carro.
Na manhã da última segunda-feira, 27/04/15, a nossa equipe de reportagem flagrou dois cavalos na pista da movimentada Avenida Júlio José Rodrigues, que vai do Trevo da Vulcabrás até a rotatória da estação rodoviária, trecho extenso entre os Bairros Vila Isabel, Clerolândia e São Francisco de Assis.
Observamos que o “canteiro central” da pista da referida avenida está coberto de vegetação, e por incrível que pareça, a vegetação está verde e tem despertado a atenção dos animais que pastam livremente em vias públicas em busca de comida, por conta da irresponsabilidade dos seus proprietários que criam os animais a solta.
Em alguns momentos, os animais faziam zig zag na pista, atravessando de um lado para outro em busca do canteiro central onde havia comida. Os motoristas que trafegavam pela referida avenida tiveram que diminuir a velocidade para evitar uma colisão, um risco iminente de acidente.
A Avenida Júlio José Rodrigues apresenta uma série de problemas estruturais, são buracos em trechos da pista, canteiro sujo e inacabado, avenida extensa sem nenhuma sinalização, bueiros abertos nas laterais, a presença constante de animais na pista, entre outras coisinhas mais…
VÍDEO DO FLAGRANTE DE ANIMAIS NA AVENIDA JÚLIO JOSÉ RODRIGUES.
Eu moro na Vila Isabel, trabalho no comércio, acho muinto errado esta convivencia de animais em beira da pista. Ja cansei de ter q na parte do dia desviar minha motocicleta desses animais ou a noite ter de encostar a moto no avostamento e tanger o anaimal para um proximo terreno baldio evitando avidentes de outros veiculos. Ja perdir amigos nesta pista. É um abisurdo e ninguém faz nada. Ja liguei para comutran uma vez mas continua na mesmice. Deste jeito so fica mal falada a nossa querida Itapetinga.