A pedido da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itapetinga, sudoeste baiano, foi realizada na sede da 1ª Promotoria de Justiça na Regional do Ministério Público da Bahia, na manhã desta segunda-feira (06/05), uma Reunião com o Promotor de Justiça, Dr. José Junseira Almeida de Oliveira, titular da 1ª Promotoria de Justiça, o representante do Frigorífico Sudoeste, o empresário Sr. José Marcos Ribeiro Costa e o secretário de Meio Ambiente, Sr. Carlos Leôncio Souza Costa, que teve como objetivo acompanhar o andamento da aquisição e instalação do filtro de lavagem de gases da graxaria do aludido frigorífico.
Justificativa do Frigorífico Sudoeste…
Aberta a Audiência, o representante do Frigorífico Sudoeste, Sr. José Marcos Ribeiro Costa, informou que já comprou o equipamento e que a data prevista para a sua entrega em Itapetinga pela empresa fabricante é na segunda quinzena de junho do corrente ano.
O empresário garantiu que a matéria-prima (POA) processada na graxaria do Frigorífico Sudoeste é oriunda de frigoríficos de Vitória da Conquista, Ilhéus, Jequié e Eunápolis e está adequada ao processamento.
José Marcos Informa que, a solução definitiva do problema decorrente do odor exalado pelas chamas da graxaria será resolvida de forma definitiva com a instalação do equipamento chamado aerocondensador; Que serão necessários apenas dois finais de semana para a instalação do equipamento, a partir da sua chegada à Itapetinga.
Diante do promotor de justiça, Dr. José Junseira e do secretário de meio ambiente, Sr. Carlos Leôncio, foi sugerido ao representante do frigorífico Sudoeste, Sr. José Marcos Ribeiro Costa, que o mesmo fizesse uma campanha de esclarecimento à comunidade sobre as providências que estão sendo adotadas para solucionar o problema do mau cheiro gerado graxaria.
Fica esclarecido aos presentes desta Reunião, que o compromisso assumido pelo representante do Frigorífico Sudoeste perante a 1ª Promotoria de Justiça desta Comarca não inibe a ação de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), e nenhum outro órgão ambiental.
Não havendo mais nada a tratar, foi encerrada a reunião e lavrada a ATA, que estando todos de acordo, foi assinada pelos presentes.
disso já sabiamos,qual a novidade?ficaremos então no mesmo?isso só em itapetinga mesmo viu.terra onde a lei só atinge os mais fracos…vamos meu povo sofrer mais até quando eles quiserem,agora pergunto uma campanha de esclarecimento de que?se todos ja sabemos das desculpas,gente pelo amor de Deus fazer campanha de esclarecimento,é ter que suportar o mau cheiro terrivel,além das desculpas esfarrapadas..
Ué, não era 28 deste mes de maio o prazo????????????///agOra já vai para AGOSTO???????????????????????
QUANTO FEDOR TEREMOS DE SUPORTAR………
isso virou piada, todo mundo rir, e ninguem toma providencia.
marcos vc nao tem nariz e nem alfato nao
eu quero saber o q esse promotor e esse secretario estar fazendo com itapetinga isso e uma vergonha cidade sem lei todos fazem oq quer!!!!!!!!!!!!!
se fosse um pobre já tinha fechado e feito uma zoada doida, mas como o povo tem dindin o q a gente tem q fazer é ter q suportar essa carniça e essa falta de respeito, cansada disso já viu, aff
ta na hora de fazer uma baixa assinada
esse cara nao tem nariz nao. bota esse cara aqui no bairro pra ver se ele senter o perfume que ele solta no ar
Tá parecendo que tem mais catinga por trás disso do que esse simples mal cheiro que exala nos ares de Itapetinga todas as noites. Por que esse Promotor não cumpre o seu papel de defesa do cidadão e requer o fechamento dessa fábrica até a solução definitiva do problema, ao invés de submeter a população a essa tortura diária e ao risco de contrair doenças graves, dando ao empresário o poder de ditar ele próprio a solução que entende mais adequada para um problema urgente de saúde pública? Não é para se desconfiar dessa atitude?
itapetinga a cidade que mais cresce e porem a que mais fede
NAO AGUENTAMOS MAIS, ITACATINGA é O NOVO NOME DA CIDADE PORCARIA NINGUEM DA JEITO NESSA CHEIRO DESGRAÇADO!!!!
ao que me parece o problema não vai ter solução, pois o frigorífico não foi planejado obedecendo todas as normas técnicas, no que diz respeito aos problemas causados pela graxaria. Em resumo, o problema vai continuar. o que pretendem fazer não passa de um engodo, e que logo tudo voltará a ficar como antes.