400 famílias de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, foram beneficiadas, no último dia 09/janeiro, com a entrega de moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida. Os Residenciais Cassiano Gonçalves I e II foram inaugurados pelo governador Rui Costa, que foi recepcionado pelo prefeito José Carlos Moura, sua esposa Cida Moura e correligionários.
Sobre a entrega das habitações, o governador destacou a garantia do direito à casa própria para as famílias beneficiadas “Não há nada mais importante na vida de uma família que a segurança da casa própria. Itapetinga é um dos municípios do estado com o maior número de moradias entregues em relação ao número de habitantes”.
Com investimento de R$ 24 milhões, os conjuntos residenciais têm 400 unidades tipo Village, cada uma dispondo de dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, acessibilidade para pessoas com deficiência e infraestrutura com espaços de lazer. Em Itapetinga, a quantidade de casas entregues pelos governos estadual e federal chega a 2.798, incluindo as 500 moradias de mais um empreendimento a ser entregue ainda este ano (Residenciais Neto Fernandes).
A atual gestão municipal não tem medido esforços para conseguir transformar o sonho de muita gente que ao longo do tempo, morava de favor na casa de parentes ou conhecidos, pagava aluguel, ou ainda dependia da prefeitura para conseguir um Auxílio Aluguel.
Esses novos empreendimentos habitacionais, a exemplo dos Residenciais Vila Santana – 50 Unidades / Moacyr Moura – 500 Unidades / 12 de Dezembro – 500 Unidades / José Leal Ivo I, II e II – 848 Unidades / Cassiano Gonçalves I e II – 400 Unidades, além de garantir moradia às pessoas de menor poder aquisitivo, contribuíram para geração de emprego e renda para a cidade. Foram ofertados centenas de empregos diretos e indiretos, fomentando a economia do município de Itapetinga.
A Comunidade residente no Bairro Vila Isabel, agora conta com centenas de vizinhos, pois um novo bairro foi criado após a entrega do Residencial Cassiano Gonçalves, afinal de contas, são mais de 1600 (mil e seiscentos novos moradores).
Alguns Loteamentos no município começam com cinco, dez/vinte edificações até se urbanizar completamente. Já os Residenciais trazem centenas de moradias com total infraestrutura. E quem ganha com isso é a população que sabe o que é pagar aluguel, com renda de zero a um salário mínimo.
O Programa Minha Casa, Minha Vida é um marco importante na vida das pessoas que sonhavam com a casa própria e na vida de Itapetinga, que hoje é uma referência para o estado da Bahia no aspecto habitacional.
O programa iniciou-se em 2010 na gestão do prefeito José Carlos Moura, com principal objetivo de tirar as pessoas do aluguel e diminuir o déficit habitacional. O beneficio é de fundamental importância dentro da realidade vivida pela cidade, e além disso, ele agrega outros benefícios, como segurança de posse e regularização fundiária.
O déficit habitacional em Itapetinga era assustador antes do Programa Minha Casa, Minha Vida. Hoje, a realidade é bem diferente! É claro que ainda existem centenas de famílias que continuam sonhando com a Casa Própria, mas Itapetinga segue construindo moradias dignas para a população, através da Parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal (Minha Casa Minha Vida).
Imagens: Secom-BA / Cidade Acontece / Marlon Araújo
Verdade colega : Muitas casas e falta de empregos, pois afinal as casas nao sao dadas e sim trocadas, ou seja compradas por míseros” dez mil reais ” , povo hipócrita e sem estudos . O governo da uma casa dessas e não tem verginha na cara de cobrar, mais fazer oque se a maiir parte do povo brasileiro não tem cultura . Ainda vem a pressidente chorar pedir clemência por traficantes na indonésia, meu Deus onde vamos parar … Traficantes e políticos não tem diferença “nem um presta” , quão bom seria ver esses vermes mortos e todos que o seguem …