Talvez o júri popular mais esperado dos últimos tempos, será realizado nesta quarta-feira, 25/03/15, em Itapetinga, sudoeste da Bahia, no Salão do Tribunal do Júri da Comarca de Itapetinga, no fórum local.
Sentará no Banco dos Réus, o chaveiro Marcos Silva Gonçalves, 42 anos, residente na Rua São Mateus, Bairro Primavera, preso na carceragem do Complexo Policial desde o dia 14 de novembro de 2012, há exatamente dois anos, quatro meses e dez dias, por força de Mandado de Prisão. Marcos Chaveiro é acusado de assassinar a esposa Alexandra Pereira Silva, professora da rede pública municipal, com 36 anos na época do crime, com um tiro de revólver.
O CRIME: Era uma segunda-feira, dia 12 de novembro de 2012, por volta 21:50h, quando moradores da Travessa São Luis, Bairro Nova Itapetinga, ouviram um estampido de arma de fogo, oriundo da casa de nº 12, onde a professora residia com seus familiares. Na verdade, ninguém acreditou na cena encontrada na entrada da cozinha da dita residência.
Lá estava o corpo da professora estirado no piso da cozinha envolto em sangue, sem sinais vitais, para desespero dos familiares e amigos mais próximos. O crime foi praticado pelo esposo de Alexandra, a pessoa de Marcos Silva Gonçalves, que adentrou o imóvel armado e executou a vítima na entrada da cozinha, na presença dos demais familiares.
Familiares passaram mal e tiveram que ser encaminhados ao Pronto Socorro da UPA nas ambulâncias da Secretaria de Saúde do Município. O corpo de Alexandra foi removido pelo DPT e encaminhado para o IML de Vitória da Conquista para autopsia. De acordo com a Polícia Civil, Itapetinga já estava há quase dois meses sem registro de homicídio, pois o último tinha sido o de Dadinho, em 19 de setembro de 2012, também na Nova Itapetinga.
A vítima Alexandra Pereira Silva, era professora e dava banca em casa, mas trabalhava na Secretaria da Escola Esther Ferraz (Bairro Clodoaldo Costa). O crime abalou Itapetinga e ganhou repercussão em todo o estado, um crime que causou grande comoção.
O assassino:
Marcos Silva Gonçalves, 39 anos, conhecido por (Marcos Chaveiro), já que possuía um chaveiro na Praça da Bandeira (Centro), era casado com a professora Alexandra, mas o casal estava em via de separação, mas ele nunca aceitou o fim do casamento.
Marcos sempre procurava pela esposa no endereço da tragédia, inclusive na segunda-feira, 12/11/2012, ele esteve na casa duas vezes, em uma delas discutiu com a vítima, e por último, empunhando arma de fogo, efetuou disparo em direção a cabeça da própria esposa, que morreu na entrada da cozinha.
Apreensão da arma e da motocicleta utilizadas no crime:
A Policia Civil através do delegado titular Roberto Júnior e sua equipe apreendeu a arma de fogo (revólver cal.38) municiado com um cartucho deflagrado e a motocicleta utilizada pelo assassino.