Jesus e o jovem rico

 

Esta passagem está registrada no evangelho de Lucas 18.18-30, e traz à tona temas importantes como o livre arbítrio, salvação, religiosidade, apego aos bens materiais, amor ao próximo e outros tão importantes quanto os citados. Este foi um encontro muito marcante, em especial, para Jesus.
 
O texto relata que um jovem, extremamente religioso e possuidor de muitos bens, dentre eles, terras, servos, dinheiro e animais, abordou Jesus com o seguinte questionamento: “Mestre o que faço para herdar a vida eterna?”
 
A pergunta é reveladora e vem consigo vários dilemas vividos por aquele jovem acostumado a ter “tudo” e ao mesmo tempo “nada”. O questionamento é pertinente até hoje, em que cada vez mais as pessoas tentam de tudo para se aproximar do Senhor e diz: “todos os caminhos levam até Deus”.
 
A resposta do Mestre, como sempre, foi cheia de amor, inteligência e sabedoria: “você conhece os mandamentos: não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe”.
 
Perceba que Jesus inicia a seqüência dos mandamentos e, contudo, não cita os principais (amarás ao Senhor teu Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo), omitindo-os assim, de propósito, para depois revelar para aquele jovem perdido em suas riquezas, que apesar de ser uma pessoa religiosa, zelosa das tradições judaicas, freqüentadora dos eventos religiosos, que seu coração não pertencia a Deus, mas sim a Mamon (deus da riqueza).
 
E como isto ficou evidenciado?
 
O diálogo teve continuidade, e aquele jovem respondeu que, desde criança, observava todos aqueles mandamentos, ao que o Mestre responde: “falta-te uma coisa: vai e dê tudo o que tens aos pobres e me siga, então, terás um tesouro no céu”. Jesus neste momento estava confrontando o seu coração, mexendo com suas emoções, seus sonhos, sua realidade, tirando-o da sua zona de conforto, ainda que em pensamento: “como posso abrir mão de toda minha riqueza para seguir este homem? Como posso abrir mão das festas? Das mulheres?”.
 
Jesus já havia dito em Mateus 6.24: Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a mamon.
 
O texto sagrado diz, então, que após ouvir as palavras de Jesus, o jovem se retirou triste.
 
Muitos, hoje em dia, não entenderiam. Outros tantos, até mesmo criticariam este diálogo de Jesus e o fato de Jesus tê-lo deixado ir embora tão facilmente. No entanto, a preocupação maior de Jesus não era em está perdendo um grande dizimista, ou mesmo, uma pessoa famosa e influente no mundo dos negócios e da política. A preocupação principal do Mestre era em transmitir o verdadeiro evangelho, genuíno, singelo e poderoso para salvar vidas. A preocupação principal era com o seu coração.
 
Apesar de Jesus tê-lo amado, respeitou a sua decisão, assim como respeita a sua, mas vale salientar, Ele te ama e quer vê-lo feliz.
 
Lembre-se: 
 
O evangelho de Jesus nunca precisou lançar mão de nenhuma forma intimidadora, com a finalidade de fazer alguém estar preso a Ele, visto que, se preso não estiver por amor, a essência e a finalidade do evangelho perde o seu valor e o seu propósito primordial.

Carlos André

 

 

Compartilhe esse Post!

Sobre Bispo

Nascido e criado em Itapetinga, José Bispo Santos é Escrivão de Polícia Civil desde 1998 e graduado em História pela FTC. Foi redator de jornalismo e esportes da Rádio Jornal de Itapetinga (1992-1997). É evangélico pela misericórdia de Deus e um dos editores do Itapetinga na Mídia.

7 thoughts on “Jesus e o jovem rico

  1. farid disse:

    este texto reflete a realidade atual das nossas igrejas, que em trocado tostão de pedro e as indugencias, nomes dados ao dizimos antes da reforma protestante, aceita a qualquer preço cristão em seus templo, sem o verdadeiro amor que envolve o cristianismo.

  2. ivy Oliveira disse:

    Senhor eu te amo…te amo,te amo!!! Te amo mais do que tudo nessa vida!!! Meu paizinho

  3. roberto disse:

    essa passagem biblíca serve para os poderosos da atualidade e eles ja decidiram os caminhos que vai seguir depois da morte.é mais fácil passar um camelo no fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino do céu.

  4. jam disse:

    contudo, meu amigo roberto, na memsa passagem, a biblia diz que para Deus nada é impossivel, até mesmo um rico e poderoso entrar no reino de Deus, basta ele querer!

  5. roberto disse:

    olha jam,eu não falei que era impossível um rico entrar no reino do céu.mas como a palavra do SENHOR afirma que é dificil de um deles ser salvo por causa da sua riqueza materiais.prefere seguir mamoom do que a CRISTO. QUE DEUS LHE DÊ ENTENDIMENTO ESPIRITUAL.

  6. jam disse:

    meu amigo roberto, não sei onde vc viu a falta de entendimento ai, apenas afirme o que vc disse, em outras palavras! vlw amigo.

  7. Geferson disse:

    Irmaos Deus ama a Prosperidade…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *