Vereadores e lideranças políticas de Itapetinga ao lado do Dep. Marcelo Nilo – presidente da Assembleia Legislativa, em Salvador, em uma das reuniões.
É o que garante um grupo de vereadores que formaram uma força-tarefa para resolver a questão carcerária do Complexo Policial.
Os vereadores Amaral Júnior (PRP), Neide Pereira (PSL), José Antunes (PSC), Valdeir Chagas (PDT), João Carlos (PMDB), tendo à frente a presidente do legislativo municipal, Nídia Oliveira (PDT), estiveram reunidos na semana passada em Salvador com o representante da SEAP (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária), Nestor Duarte, e ouviram dele a sinalização para a construção de um presídio em Itapetinga.
A exigência, segundo Nestor Duarte, é que o município disponibilize um terreno, afastado da cidade, medindo 15 mil metros quadrados, tendo água e luz.
“Itapetinga terá, sim, um presídio”, disse Nídia Oliveira, após uma reunião entre o Prefeito José Carlos Moura e o grupo de vereadores, na última sexta-feira (19).
Segundo ela, o prefeito já garantiu a doação do terreno, inclusive vai apresentar três terrenos para que os técnicos do governo estadual possam escolher o melhor para a construção da unidade prisional.
Vale lembrar que o poder legislativo assumiu para si a questão carcerária depois que o vereador Amaral Júnior solicitou audiência pública no último dia 11 de abril, discutindo o problema com a sociedade e policiais civis que não aceitam tomar conta de presos, em razão do desvio de função.
Tudo o que foi acordado com Nestor Duarte, em Salvador, e o prefeito José Carlos Moura, será tema de uma reunião do grupo de vereadores com os delegados Marcus Vinicius (Coordenador da 21ª Coorpin) e Roberto Júnior (Titular), nesta segunda-feira (22) à tarde, no Complexo Policial.
O presídio, a ser construído em Itapetinga, deverá ter entre 280 e 300 vagas. A previsão é que, após a definição do local, fique pronto em seis meses.
Se Itapetinga já é uma cidade perigosa e insegura, imagina com a construção desse presídio? Mais uma vez o pensamento de que prender é melhor que educar. Vai entender a cabeça dos homens.
estou torcendo por isto que Dê tudo certo!
Um presídio trará consigo presos de outras regioões, presos de alta periculosidade, pessoas ligadas a esses presos virão se instalarem aqui em itapetinga, certamente que os numeros indicadores de violência irão subir. Assim foi em Itamaraju, Vit. da Conquista, Serrinha, Itabuna e Ilheus. Será que estamos preparados para assumir o peso da responsabilidade???
Vejam que nas datas de natal, semana santa, dia das mães, dia dos pais, entre outras, as portas dos presídios se abrem para saidas de indultos, serão dias de tensão e terror. presos no regime semi-aberto, fugas, rebeliões, escoltas de presos e varias outras atividades irão mudar a rotina da cidade. Presídio de segurança maxima só existe em filme amaricano. Cuidado a vitima vai ser voçê!
iisso é uma realidade
então vc concorda Emylle Ramos? com essa idéia de itapetinga ter um presidio?
concordo Giulyana
pra quer tanta escola se a maioria so quer roubar e matar.