ITAPETINGA SEDIA O 1º ENCONTRO DE PREFEITOS E VEREADORES DA REGIÃO PARA DISCUTIR A CRISE NO SETOR CALÇADISTA.

 

A VULCABRÁS/AZALÉIA é a maior empresa calçadista do país, com mais de 35 mil operários no Brasil e exterior. Só na região de Itapetinga, já chegou a empregar mais de 18 mil funcionários.

Com a crise, especula-se que aproximadamente 4 mil trabalhadores já tenham sido demitidos de dezembro de 2010 a junho deste ano. Segundo informações da assessoria da empresa, as demissões e o risco de fechamento da fábrica esta vinculada a crise do setor calçadista brasileiro, que sofre a pressão da concorrência comercial do calçado produzido pela China que tem chegado ao Brasil com preços muito abaixo.

A Câmara de Vereadores de Itapetinga preocupada com a crise no setor calçadista e as constantes demissões promovidas pela Vulcabrás/Azaleia, promoveu o 1º Encontro de Prefeitos e Vereadores da região para buscar meios de barrar o processo de crise e demissões na empresa. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar o empresariado e discutir alternativas para os trabalhadores demitidos e evitar novas demissões.

A Mesa da Câmara Municipal de Itapetinga visitou as cidades circunvizinhas e oficializou o convite para que todos os prefeitos e/ou representantes, vereadores e diversos outros segmentos participassem desse encontro visando não só a discussão, mas a solução do problema no país, que afeta diretamente a nossa região.

Participaram do Encontro, os prefeitos de Itapetinga (José Carlos Moura e o vice Edilson Lima), Itarantim (Gideão Mattos) e Itororó (Adroaldo Almeida e a vice Delmara Brito), representantes dos prefeitos da região, presidentes das Câmaras de Vereadores das cidades de Itapetinga (João de Deus), Caatiba (Jurandir Francisco de Souza), Maiquinique (Carlito Barbosa), Firmino Alves (Genilson Pelúcio),  Potiraguá (Carlos Alberto Santos), vereadores de todos os municípios do Território do Médio Sudoeste, o gerente geral da Vulcabrás/Azaléia Sr. Adair Francisco Souza, o presidente da Associação das Industrias de Itapetinga Sr. Kelly Carvalho, o presidente da CDL de Itapetinga Sr. Oniel Brandão, representantes do Sindicato de Verdade – James Alves, Reginaldo Quadros e Sidney Mendes, representante do Fórum das ONGs (Organizações Não Governamentais) Sr. Adson Alan da Hora Brito, representante da OBA/Subseção de Itapetinga Dr. Fabrício Lima, coordenador regional da 21ª Coorpin – Dr. Marcus Vinicius, representante da 8ª CIPM – Ten PM Wecsley, ex vice-prefeita Kátia Espinheira, empresários, comerciantes, comerciários, operários, sindicalistas, políticos da região, Gildásio Queiroz e Geraldo Trindade – presidentes de partidos, populares, a imprensa local e região, lideranças comunitárias e religiosas, entre outros segmentos.

Súmula do Encontro:

O prefeito José Carlos Moura inicialmente ressaltou a iniciativa da Mesa da Câmara de Vereadores local em se preocupar com a crise, bem como em ter mobilizado esse encontro com os prefeitos e vereadores da região em busca de uma solução para o problema, que hoje vem sendo debatido nos quatro cantos do país, mas que diretamente afeta a nossa região.

Falou também do encontro recente que um grupo de prefeitos, vereadores e deputados promoveu em Brasília com a Comissão do Trabalho, destacando os vereadores de Itapetinga e o próprio chefe do executivo que fizeram parte dessa caravana até a capital federal.

O prefeito disse que a crise preocupa a todos, mas principalmente os prefeitos da região que apostam no crescimento do país e contam com emprego para os seus munícipes oriundos da Vulcabrás/Azaléia, que já chegou a empregar em nossa região cerca de 20 mil funcionários, sendo que deste total mais de 12 mil só em Itapetinga (sede).

No final do encontro o prefeito transmitiu a todos os presentes o que considerou uma boa notícia: "Após a elaboração das Propostas desse Encontro devemos também oficializar um documento e encaminhar cópia dele, para o Presidente da PETROBRÁS Sr. José Sérgio Gabrielli, que a convite do prefeito estará em Itapetinga no próximo dia 24 para participar dos festejos juninos, o qual poderá encaminhá-lo até para a presidenta Dilma e/ou ministros.

O diretor geral da Vulcabrás/Azaléia Sr. Adair Francisco Souza ressaltou a iniciativa da Câmara de Vereadores de Itapetinga, bem como dos demais segmentos que expressam preocupação face a crise instalada no país.

Durante seu pronunciamento falou sobre a crise no setor calçadista, a baixa do dólar, a concorrência com a China, as 2.800 demissões da Unidade em Itapetinga e revelou que a Vulcabrás/Azaléia já chegou a empregar aqui na região mais de 20 mil trabalhadores, e que hoje esse número reduziu para 18.500. Destacou também a produção da empresa e disse que espera resultados positivos do encontro com os prefeitos e vereadores, ocorrido em Itapetinga nesta quinta-feira, 16.

O prefeito de Itororó Sr. Adroaldo Almeida elogiou a iniciativa da Câmara de Vereadores de Itapetinga e sugeriu a criação de um Gabinete Institucional e Setorial para promover audiências com os ministros da fazenda e relações exteriores e quem sabe, até com a presidenta Dilma. Que o referido Gabinete teria representantes de toda a região, entre prefeitos, vereadores, deputados, Vulcabrás/Azaléia, Índustria, Sindicato, entre outros.

Disse ainda que a crise que atualmente afeta o Brasil, vai provocar danos irreparáveis na região, pois ninguém emprega mais do que a Vulcabrás/Azaléia, visto que só na cidade sede e distritos de Itororó são mais de dois mil empregos oriundos da vulcabrás. Falou que o município não tem incomodado a empresa na cidade, pois tem executado algumas obras no entorno da citada indústria, a exemplo de pavimentação em 10 ruas (cerca de 04 km) de extensão, construção de PSF, CAPS, aquisição de equipamentos para Guarda Municipal com intuito de garantir e reforçar a segurança dos munícipes, mas principalmente dos funcionários da empresa.

Ressaltou que pensando na crise e incentivando o trabalhador, não tem realizado festejos nos domingos para evitar que o trabalhador falte ao trabalho no dia seguinte, a fim de se evitar a tão temida demissão. Agradeceu os colegas prefeitos, veradores e demais autoridades, se comprometendo a participar de qualquer movimento que lute pelo fim das demissões e permanência da Vulcabrás/Azaléia na região.

O prefeito de Itarantim Sr. Gideão Mattos elogiou a iniciativa dos vereadores de Itapetinga em realizar um encontro de tamanha representatividade, visando encontrar uma solução para a crise que se instalou no país. Defendeu a permanência da empresa na região e reconheceu que o problema afeta diretamente vários setores da economia, principalmente as prefeituras que compõem a região onde a unidade Matriz esnontra-se instalada (Itapetinga e Região).

O prefeito durante seu pronunciamento, afirmou que encontros, debates, fóruns, seminários com intuito de discutir o problema da crise no país é muito importante, mas está faltando ação por parte de alguns setores que permanecem de mão atadas sem tomar providências para resolver e/ou acabar com a crise. Disse que Itarantim está de portas abertas e se disponibilizou a participar de qualquer movimento que lute pelo fim das demissões e permanência da indústria na região.

As demais autoridades e lideranças que usaram da Palavra, expressaram a mesma preocupação com relação as demissões e ficaram esperançosas com o encontro, principalmente após a leitura das propostas através do presidente do Poder Legislativo de Itapetinga, vereador João de Deus.

O Sindicato de Verdade saiu em defesa do trabalhador, criticou as demissões, mas reconheceu a importância desse encontro, principalmente porque tem o compromisso de não apenas discutir o problema, mas de debater propostas que possam ajudar na resolução da crise.

Um dos vereadores mais elogiados durante o encontro foi o parlamentar Gilson de Jesus (PC do B) / um dos idealizadores do evento e responsável pelo contato com o Deputado Federal Daniel Almeida, para que a Comissão do Trabalho em Brasília recebesse a comitiva de Itapetinga, da qual fez parte recentemente. Gilson afirmou que a luta deve continuar, mas que todos os segmentos devem participar não só das discussões, mas também contribuir com propostas que venham a contribuir para resolver o problema e barrar as demissões, defendendo a permanência da Vulcabrás/Azaléia na região.

PROPOSTAS ORIUNDAS DO 1º ENCONTRO REGIONAL DE PREFEITOS E VEREADORES:

  •  Audiência com o governador Jaques Wagner para discussão da problemática do setor calçadista da região de Itapetinga;
  •  Convidar os Deputados Federais e Estaduais que representam a região para viabilizar a formação do Bloco Parlamentar;
  •  Formação de um Gabinete Inter-Setorial com a participação de Prefeitos, Vereadores, Sindicatos, Associação das Indústrias, CDL (Câmara de Dirigentes Logistas), Representante da Vulcabrás/Azaléia;
  •  Coordenação do Gabinete – ficará a cargo da Associação das Indústrias de Itapetinga e Fórum de Entidades;
  •  Audiência com o Ministro da Fazenda Guido Mantega em Brasília, entre outra…

Maiores informações daqui a pouco…

 GALERIA DE FOTOS DO ENCONTRO.

[nggallery id=129]

 

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Posts Relacionados

2 thoughts on “ITAPETINGA SEDIA O 1º ENCONTRO DE PREFEITOS E VEREADORES DA REGIÃO PARA DISCUTIR A CRISE NO SETOR CALÇADISTA.

  1. Alex disse:

    Bom dia!

    trabalho na empresa em sergipe e aqui tambem não esta diferente, as demissões estão grande, a instabilidade e insegurança tem tomado conta de toda a população e funcionarios em geral. não sei o que pensar a respeito ja que existe um vazio de informações para todos…

  2. robertocarlos de o. ferreira disse:

    gostaria ki as liderança locais,tentasse viabilizar novas alternativa pr região, para q nossa região não fica dependendo so de uma empresa só.abrimos um park industrial,ki no momento em 15anos so veio uma empresa até agora, liderança locais acorda pr vida,não deixa a peteca cair, se azaléia for embola nossa região vai junto…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *