O Ministério Público do Estado da Bahia, através da Promotoria Regional de Itapetinga, representada pelo promotor de justiça, Dr. Antonio José Gomes Francisco Júnior, promoveu uma reunião no auditório da UESB – Campus de Itapetinga – Juvino Oliveira, na manhã desta quarta-feira, 01/04/45, com autoridades e representantes da sociedade civil organizada de Itapetinga.
O propósito do encontro foi discutir a instalação do Comitê Interinstitucional em Segurança Pública – CISP…
Nessa primeira reunião, presidida pelo promotor de justiça, Dr. Antonio José Gomes Francisco Júnior, responsável por incentivar a implantação em Itapetinga, contou com a presença das seguintes autoridades: a Juíza titular da 1ª Vara Crime / Vara de Execuções Penais / Tribunal do Júri e Infância e Juventude, Dra. Mirna Fraga Souza de Faria; o delegado titular da Policia Civil de Itapetinga, Dr. Roberto Júnior; o Major PM Selmo Luiz de Sales – Comandante da 8ª CIPM de Itapetinga; o delegado plantonista da DT (Delegacia Territorial) Dr. José Robson; José Bispo – escrivão de polícia (DT de Itapetinga); o presidente do poder Legislativo – vereador Valdeir Chagas; o representante do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Itapetinga – Sizinio Neto; o Secretário de Administração – Carlos Alberto de Oliveira; GM Givaldo Viana – Comandante da Guarda Civil Municipal de Itapetinga; Tenente Cézar – Comandante do Tiro de Guerra 06-023/6ª RM; Gama Sobrinho – Assessor Parlamentar; Oniel Brandão – Presidente da CDL; Professora e Educadora Lucy – Representando a UESB.
Durante o encontro foram debatidas formas de amenizar os efeitos da violência em Itapetinga, do aumento da criminalidade e a influência do tráfico de drogas em crimes de homicídio e contra o patrimônio.
“O Comitê reunirá todas as autoridades num só objetivo, trabalhar em prol da diminuição da violência na cidade”, declarou Dr. Francisco Júnior (Promotor de Justiça).
Objetivos do Comitê Interinstitucional em Segurança Pública (CISP): Articular ações e iniciativas pertinentes à segurança pública e defesa social, identificando situações e tendências, contribuindo para a formulação de políticas públicas, atuando proativamente na cooperação intra e interinstitucional e na interação com a sociedade, com critérios de planejamento, coordenação, integração, eficiência, eficácia e efetividade.
Todas as instituições presentes ou representadas firmaram parceria com os órgãos integrados de Segurança Pública do Município e apostaram na criação do Comitê, acreditando na lisura do Ministério Público, instituição que goza de muita credibilidade.
Na oportunidade, Dra. Mirna Fraga Souza de Faria, juíza da 1ª Vara Crime da comarca de Itapetinga, apresentou um balanço das atividades de 2014, divulgando números que impressionaram a todos os presentes.
Da área de sua competência foram realizados em 2014: 437 Sentenças Proferidas; 602 Decisões; 358 Audiências; 12 Júris com 10 condenações.