Mesa: Lucimeire Passos (COE), Valdemir Dias (Pres. da ADTR), Aldo Carvalho (Rep. SEMA/BA), Luzia Vieira (SEMA Vit. da Conquista) e Carlos Leôncio (SEMA de Itapetinga).
Na manhã da última quinta-feira (10), aconteceu mais uma etapa territorial da 3ª Conferência do Meio Ambiente no auditório da Agência de Desenvolvimento, Trabalho e Renda/ADTR em Vitória da Conquista. A etapa territorial juntou os dois territórios de identidade, o Médio Sudoeste (Itapetinga) e o de Vitória da Conquista. Se fizeram presentes os municípios de Itapetinga, Itororó, Nova Canaã, Barra do Choça e Vitória da Conquista.
Os temas que foram abordados no encontro foram escolhidos a partir de diferentes momentos com a participação da população, a exemplo de conferências anteriores, encontros de colegiados ambientais e do Plano Plurianual Participativo/PPA-P. São eles: Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos, Biodiversidade, Florestas, Descentralização e Desconcentração da Gestão Ambiental e Regulação e Qualidade Ambiental.
No evento, estavam presentes a representante da Comissão Organizadora da Conferência Estadual/COE, Lucimeire Passos, o diretor presidente da ADTR, Valdemir Dias, o secretário de Meio Ambiente de Itapetinga, Carlos Leôncio, a secretária municipal de Meio Ambiente de Vitória da Conquista, Luzia Vieira, e Aldo Carvalho representando o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Eugênio Esplende.
Das delegações presentes, o município de Itapetinga foi o de maior número, sendo que dos 41 participantes da 3ª CTMA, 13 eram do referido município, com representações governamental, da sociedade civil, dos empresários e dos estudantes do IF-Baiano. Representantes do município de Itapetinga: Carlos Leôncio, Lucimeire Passos, Dante Albano, Nilton Barbosa, Jorge Farias, Saada Abraim, Itana Rios, Sizinio Neto, Maicon e os alunos do IF-Baiano – Gabriel Gomes, Larice Ribeiro, Sila Rocha e Lucas.
A representante da Comissão Organizadora da Conferência Estadual/COE, Lucimeire Passos (Especialização em Gestão Ambiental), comentou que o COE está se reunindo há algum tempo para organizar a Conferência Estadual. “Nossa missão foi avaliar as conferências municipais, opinar sobre os temas abordados e avaliar e aprovar o regimento interno. Nós acreditamos que podemos sair daqui hoje com um bom resultado e fazendo a diferença. Nós podemos mobilizar os municípios vizinhos que não conseguiram realizar as conferências, levando informações e criando grupos de trabalho”, afirma Lucimeire.
O Secretário de Meio Ambiente de Itapetinga, Carlos Leôncio destacou o papel do meio ambiente na superação das crises climáticas. “É interessante estarmos aqui para essa discussão. Essa é a primeira conferência que participo e acredito que a partir daqui teremos mais reuniões e conseguiremos construir cidades melhores. Durante essa crise, as pessoas precisam do meio ambiente para poder superá-la e é isso que vamos discutir aqui”, afirma o secretário. A secretária de Meio Ambiente de Vitória da Conquista, Luzia Vieira, também estava presente na conferência e destacou as ações desenvolvidas no município em benefício do verde.
Aldo Carvalho, representante do secretário Estadual de Meio Ambiente, Eugênio Esplende, citou a importância de espaços democráticos para debates com a população. “Companheiros nossos foram torturados para que estivéssemos tendo essa discussão. Essa luta feita foi para a criação, efetivação e fiscalização de políticas públicas. Muita gente reclama de muitas conferências, mas são nesses momentos que nós temos voz e isso faz muita diferença. Então temos a oportunidade de construção de um momento novo com essa conferência”, destaca. Colaboração: http://www.pmvc.com.br
FOTOGALERIA DO EVENTO.
[nggallery id=275]