A partir da assinatura de um acordo de cooperação técnica, a Fundação José Silveira assumiu o gerenciamento da Santa Casa de Misericórdia de Itapetinga.
Otimizar e ampliar os serviços do Hospital Cristo Redentor, em benefício da comunidade, é o objetivo principal do contrato que foi firmado entre a Prefeitura de Itapetinga e a Fundação José Silveira (FJS), em solenidade aberta ao público na tarde de quinta-feira (04 de julho) no referido hospital.
Na solenidade, foi formalizado um acordo de cooperação técnica através do qual a FJS, instituição com 76 anos de experiência e tradição de bons serviços prestados na área de saúde e da assistência social, assume o gerenciamento da unidade hospitalar.
O acordo permitirá a reestruturação do hospital geral, que reforçará o atendimento em áreas de grande demanda, como a emergência e a obstetrícia.
O referido acordo de cooperação é fruto da articulação do governo estadual, através da Secretaria de Saúde do Estado, e do empenho do deputado federal Antonio Brito, presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas, que se fez presente.
A proposta é dotar a unidade de melhores condições estruturais e serviços para atender, basicamente, à população de baixa renda da microrregião de Itapetinga, que depende do Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa propiciará uma nova fase na gestão do Hospital, com o suporte da experiência bem sucedida da Fundação José Silveira nessa área.
No ato solene, a Prefeitura e a Fundação também estabeleceram um acordo para a implementação de novos avanços com impacto positivo na qualidade e no alcance da assistência prestada aos moradores da região.
Várias autoridades participaram da solenidade, incluindo a secretária de saúde do município, a Sra. Zoraide Cruz, a primeira dama Cida Moura, o vice-prefeito Alécio Chaves neste ato representando o prefeito José Carlos Moura, o advogado Dr. Leonardo Matos (Coordenador geral da gestão da Fundação José Silveira no Hospital Cristo Redentor), representantes da Fundação José Silveira, médicos e funcionários do HCR, representantes da imprensa local, entre outras.
Saiba mais sobre a FJS (Fundação José Silveira)…
A Fundação José Silveira foi criada efetivamente em 1988, mas seu trabalho humanístico, social e de saúde já vem sendo feito desde 1937, com a criação do IBIT. A FJS é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de natureza científico-cultural que objetiva, através de seus empreendimentos, alcançar os melhores padrões de qualidade para servir à comunidade. É atualmente composta por seis unidades:
Na década de 80, diante da crise financeira e sob a perspectiva de ver as portas do IBIT fechadas, um grupo de empresários conscientes e solidários com a obra de Prof. Silveira criou a Fundação. O intuito era disponibilizar vários serviços médicos no âmbito privado, através do Hospital Santo Amaro (antigo Hospital do Tórax), do Laboratório José Silveira e da Gerência de Segurança e Meio Ambiente, cujos resultados passaram a dar apoio aos serviços de caráter especificamente filantrópicos da Instituição.
A Fundação José Silveira mantém como unidade-mãe o IBIT e emprega cerca de 6 mil colaboradores, voltada para a prestação de serviços na área de saúde e assistência social.
Fotos da Solenidade
Assinatura do acordo entre FJS/HCR e Secretaria de Saúde do Município…
Assinatura do acordo entre FJS e PMI
Parceria firmada entre FJS/HCR e PMI.
Representantes da FJS/HCR e PMI
Assinatura do referido acordo
Vereadores José Antunes e Nídia Oliveira (Pres. da Câmara)
O deputado Antonio Brito ladeado por autoridades.
Vereadores e autoridades recepcionando o deputado Antonio Brito.
Porteiros do HCR (FJS)
HCR/FJS
Membros da Imprensa Local e o deputado Antonio Brito.
Vereadores José Antunes, João Carlos, Nídia Oliveira e Valdeir Chagas.