VIATURA DA GCM NA PORTA DO HOSPITAL CRISTO REDENTOR (HCR).
Na tarde de ontem, quarta-feira (06/03), uma guarnição da Guarda Municipal de Itapetinga, foi acionada por funcionários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), com intuito de auxiliar a equipe da unidade a controlar e medicar um cidadão portador de transtornos mentais (em estado de crise).
As equipes do CAPS I e da Guarda Municipal se deslocaram até a residência do cidadão de nome Jorge Evangelista, na Rua Waldir Pires, bairro Otávio Camões, onde se depararam com o paciente em crise, portando uma arma branca (faca).
Os Guardas Municipais Hélio Nascimento, Marciano e Venilson desceram da viatura de posse de equipamento de segurança, portando a Pistola Taser, para auxiliar a equipe do CAPS (composta por um motorista e um técnico de enfermagem), mas a reação do paciente em crise, foi muito agressiva, violenta, o qual de posse de uma faca não permitia que a equipe o medicasse. Momento em que a GCM entrou em ação, tentando imobilizar o paciente, mas ele não permitia e invstiu violentamente contra os Guardas Municipais utilizando uma faca.
Depois de todos os esforços para controlar o paciente, um dos GMs foi autorizado a utilizar a Pistola Taser em direção ao agressor que recebeu uma carga máxima e mesmo assim, não foi suficiente, pois continuava agressivo, momento em que os GMS tentaram desarmá-lo após a descarga da TASER, mas infeslizmente o paciente em crise atingiu com a faca o rosto e o pescoço do GM Venilson e o ombro esquerdo do GM Hélio Nascimento.
Apesar de feridos, os Guardas Municipais ainda conseguiram dar cobertura a equipe do CAPS que conseguiu imobilizar e medicar o paciente agressor, portador de distúrbio mental, com histórico de agressividade para com os familiares e vizinhos. Os GMs foram encaminhados ao Pronto Socorro do HCR, onde receberam atendimento imediato e passam bem, apesar das lesões.