O que é o Projeto Mundioca?
O Projeto Mundioca consiste na exposição de uma Casa de Farinha cenográfica manipulada por bonecos de papel marché, onde atores e músicos narrarão lendas indígenas sobre a origem da mandioca e a trajetória da Farinhada desde os tempos coloniais do Brasil até os dias atuais.
O evento CONTA ainda um Workshop de escultura com raízes da própria mandioca e tem sido exibido na zona rural, distritos e cidades do Território 08, divulgando artistas do Médio Sudoeste da Bahia.
Durante a apresentação do espetáculo o artista Adilson Ribeiro (Proponente do Projeto Mundioca) além de recepcionar o público que comparece ao espetáculo, ainda aproveita o tempo de sobra para preparar Beijú de Farinha a moda antiga e servir aos convidados.
O Beiju é de verdade e utiliza-se a massa que é preparada em tempo real na Casa de Farinha montada no local de apresentação. O engenho funciona mesmo, tanto que os bonecos de papel machê fazem o mesmo movimento que os homens e mulheres faziam antigamente nas Casas de Roda durante a fabricação da farinha, goma, puba, e derivados da Mandioca.
Os personagens contam várias versões da Mandioca de como surgiu, como os índios descobriram esse alimento, e cada uma traz um cenário diferente, uma atuação brilhante que encanta e envolve a platéia.
Em Itambé-BA, município do Sudoeste Baiano, o Espetáculo Mani, A Lenda da Mandioca foi exibido no Mercado Municipal (Feira Livre) da Praça San Filli, na manhã deste sábado, 23/08/14, local estratégico, pois os feirantes e comerciantes, numa mistura de moradores da cidade (zona urbana) com trabalhadores e habitantes da zora rural se misturaram e aproveitaram cada momento do espetáculo.
Os profissionais da Equipe do Projeto Mundioca, mais uma vez fizeram bonito e conquistaram o público presente, gente que entende um pouco do trabalho árduo da roça, a vivência com casas de farinha, a lembrança de uma cultura já esquecida pela sociedade moderna, relatos de pessoas que se emocionaram com o realismo da Casa de Farinha Cenográfica que funciona de verdade e produz em tempo real produtos derivados da Mandioca, alimento que está na mesa de todos os brasileiros.
Beijús de goma fresca produzidos na referida Casa de Farinha foram distribuídos entre a plateia pelo artista plástico e artesão, proponente do Projeto Mundioca, Sr. Adilson Ribeiro.
A animação de Tião Pequeno, aliás, pequeno só o sobrenome, pois se trata de um grande Artista Universal, uma espécie de Faz de Tudo, um dos colaboradores e integrante do Grupo Seleto de Adilson Ribeiro, fez o que gosta de fazer, animar, proporcionar conhecimentos, brincar e encantar a todos a sua volta, sempre na companhia de excelentes atores, músicos e artistas em geral.
Os sertanejos João do Campo & Vadim Viola Verde (Dupla Caipira de Moda de Viola) encantaram o público que não arredou o pé do local da apresentaçao, muitas pessoas aproveitaram o ensejo da apresentação para levar para casa um registro fotográfico através de seus celulares e smartphones.
Foi uma mega apresentação, uma mistura de tudo que é bom! Música, Teatro, Interpretação, Envolvimento, Diversão, Experiência, Resgate Cultural, Valorização, Reconhecimento, Entrega, Aprendizado….
Valeu Itambé e as demais cidades do Território Médio Sudoeste pela receptividade tão significante!!!
Conheça um pouco mais da Cultura da Farinha na Região Nordeste do País…
As Imagens abaixo são do Espetáculo Mani, A Lenda da Mandioca, exibido em Itambé, neste sábado, 23 de agosto de 2014, na Praça SAN FILLI, Mercado Municipal (Feira Livre).