DISCURSO DE UM PARANINFO: SER PEDAGOGO

Inicialmente, gostaria de me dirigir aos senhores pais dos alunos formandos, que honram a sociedade itapetinguense e baiana, criando, educando e trazendo a esta casa de excelência estes seus filhos de mentes privilegiadas. O que esta solenidade representa é muito importante para todos, mas principalmente para os pais, as famílias e as pessoas que amam estes alunos. Expresso aqui meu respeito e admiração no que há de sublime, imponderável e indizível neste amor.Não sei quem está mais feliz e orgulhoso – se vocês aí recebendo o canudo ou se eu aqui discursando como paraninfo.
 
Agradeço a oportunidade de paraninfar essa turma que hoje assume o mister de ser PEDAGOGO. Agradecendo, também, a Deus por ter sido educado por uma pedagoga que, aliás, é minha mãe – Professora Sinere.
 
Ela e meu pai, Antonio Roberto, forjaram em mim um homem com caráter, dignidade e me preparando para as adversidades do mundo. Essa é a função desse profissional que dedica todo o seu tempo para ensinar, sem se importar com os percalços e pedras que encontrará pelo caminho.
 
Ser pedagogo não é fácil. Requer, sobretudo, dedicação, confiança e perseverança. É saber que por suas mãos e ensinamentos passarão futuros médicos, dentistas, professores, advogados, delegados, assim como esse que vos fala, entre tantos outros profissionais.
 
Agora, após a conclusão do curso, é tempo de olhar o mundo de forma diferente, embora pareça difícil. E o é.
 
Acreditar numa sociedade mais justa e humana, voltada para uma educação que atinja a todos indistintamente; lidar com as diferenças, sem preconceitos de cor, raça ou religião. Tudo isso deve nortear a vida de um PEDAGOGO.
 
O orgulho que eu tenho de estar aqui é porque eu considero o trabalho de professor como algo relevante e significativo para mudar o mundo e desenvolver as pessoas.
 
Reconhecer a importância da educação e valorizar mais os pensadores brasileiros, a exemplo de Anísio Teixeira e Paulo Freire, dentre outros que proclamaram uma educação democrática e sensível aos anseios da sociedade é o caminho para o desenvolvimento do nosso país.
 
Nesse contexto, os profissionais de educação, em especial os pedagogos, têm papel essencial, pois são os responsáveis pelas sementes do amanhã, que poderão ser fruto de uma geração de pessoas que conquistaram a verdadeira democracia.
 
Segundo Paulo Freire, “A democracia é, como o saber, uma conquista de todos. Toda a separação entre os que sabem e os que não sabem, do mesmo modo que a separação entre as elites e o povo, é apenas fruto de circunstâncias históricas que podem e devem ser transformadas”.
 
Continua Paulo Freire, citando: “Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".
 
Com este pensamento é impossível pensar numa educação de qualidade sem um profissional preparado, dedicado e com vocação para transmitir conhecimentos. O poeta diz que tem que se cuidar do broto para que a vida dê flor e fruto.
 
Porém, digo mais, que é necessário preparar a semente em solo fértil. E vocês, PEDAGOGOS, são os semeadores. Está nas tuas mãos o trabalho de plantar e, depois, regar. Tenham fé, vocês conseguirão!
 
E essa é a mensagem que deixo de que devemos ter fé: “fé na vida, fé no homem, fé no que virá, nós podemos tudo, nós podemos mais, vamos lá fazer o que será”.
 
Muito Obrigado pela honra excelsa de ser paraninfo, muito mais obrigado ainda pela bondade escandalosamente generosa com que me conferistes.
 
Sejam Felizes meus afilhados e que DEUS os abençoe.
 
Roberto Júnior, Delegado de Polícia, foi paraninfo da Turma de Formandos de Pedagogia 2012.1, da UESB.

 


 

 

Compartilhe esse Post!

Sobre Bispo

Nascido e criado em Itapetinga, José Bispo Santos é Escrivão de Polícia Civil desde 1998 e graduado em História pela FTC. Foi redator de jornalismo e esportes da Rádio Jornal de Itapetinga (1992-1997). É evangélico pela misericórdia de Deus e um dos editores do Itapetinga na Mídia.

3 thoughts on “DISCURSO DE UM PARANINFO: SER PEDAGOGO

  1. Ana disse:

    Sr. Delegado um homem exemplar, bem se ver que isso vem de berço, da educação da família, Parabens delegado pelo seu brilhante trabalho

  2. Anônimo disse:

    Parebens delegado roberto junior, pelo brilhante trabalho

  3. edimudei@hotmail.com disse:

    tudo dele é lindo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *