Uma ocorrência que alterou o plantão da sexta-feira – 13, na sede da Coordenadoria Regional de Polícia de Itapetinga, no Sudoeste da Bahia, a morte de detento na carceragem da Unidade Policial.
Por volta das 16:20hs desta sexta-feira, 13/11/15, no momento em que os agentes públicos Cristiano Vieira (auxiliar de custódia) e Guina Porto se dirigiram ao corredor de acesso a Ala 1 da Delegacia Territorial de Itapetinga (área da carceragem) para entregar o café e os pães dos 35 detentos custodiados na Unidade, foram informados por eles, que um dos detentos teria morrido dentro da carceragem.
Os agentes comunicaram ao plantão da DT e ao delegado Dr. José Robson Oliveira Santos, que de imediato solicitou reforço da Polícia Militar para adentrar a carceragem.
Os presos foram removidos para a Ala II, sem nenhuma reação, e em seguida policiais civis e militares adentraram a área do Banho de Sol onde os presos ficam livres e têm acesso a suas celas que na verdade, são abertas. No cantinho dos fundos do banho de sol, área de ponto cego, onde a câmera do Circuito de Monitoramento não pega, estava o corpo do detento Silvio Marcos Santos, 31 anos, sem sinais vitais, coberto com um lençol.
Esse detento havia sido autuado em flagrante na tarde de quinta-feira, 12.11.15, por tentativa de furto no Bairro Recanto da Colina na divisa com o Américo Nogueira.
Silvio Marcos Santos, 31 anos, natural de Itajuípe-BA, não tinha passagem na polícia de Itapetinga, estava no município há pouco tempo, residindo no Recanto da Colina com uma pessoa conhecida.
De acordo com uma moradora da Rua Colina, Bairro Recanto da Colina, por volta das 10:45h da manhã de quinta-feira, se encontrava em sua residência, quando Silvio Marcos adentrou o imóvel, anunciou e exigiu dinheiro. Em seguida teria aprisionado a vítima dentro de um dos quartos, passou a lhe agredir fisicamente para roubar seu aparelho celular.
A mulher contou à polícia que gritou muito pedindo socorro e os gritos foram ouvidos pelos vizinhos e populares. As pessoas se aglomeraram na frente da residência da vítima à espera do suposto ladrão.
Ao sair correndo do interior da dita residência, populares o alcançaram e começaram a linchá-lo com socos, pontapés, pedaço de madeira, tijolo e pedras, rasgando sua roupa, o qual conseguiu fugir, mas foi detido pela Polícia Militar e apresentado no Complexo Policial para lavratura do Boletim de Ocorrência e o APF (Auto de Prisão em Flagrante) por crime de tentativa de furto.
Após a vítima reconhece-lo como autor do referido crime, o delegado José Robson lavrou o Auto de Prisão em Flagrante de Silvio Marcos Santos e o indiciou por crime de tentativa de furto.
Silvio foi colocado na carceragem da Delegacia Territorial junto com os demais detentos que estão custodiados a disposição da Justiça Criminal da Comarca de Itapetinga.
O DPT foi acionado, periciou o local, analisou a área do banho de sol onde o corpo foi encontrado e fotografou o corpo do detento. Em seguida o corpo de Silvio foi removido e encaminhado para o IML de Vitória da Conquista para necropsia. As causas da morte serão apontadas no Laudo do DPT/IML. As investigações estão a cargo do delegado Dr. José Robson.
Todos os detentos serão ouvidos em Termo de Interrogatório. Dr. Roberto Júnior (delegado titular e coordenador regional interino da 21ª Coorpin de Itapetinga) foi informado do ocorrido e manteve contato com o DEPIN na Secretaria de Segurança Pública e com a Vara Crime desta Comarca.
Até o fechamento desta matéria, ninguém da família do detento havia comparecido a Delegacia para se informar da morte dele.
Vídeo que foi disseminado no Whatsapp em que populares lincham o suspeito em via pública no Américo Nogueira.