O que é preciso para reduzir o número de homicídios em uma cidade, em uma região? Essa pergunta será respondida antes do fim desta matéria, que vai tratar do assunto com o Delegado Marcus Vinicius de Morais Oliveira, Coordenador da 21ª Coorpin – Coordenadoria Regional de Polícia.
O delegado, que já havia trabalhado em Itapetinga como plantonista, em setembro de 2007 assumiu o cargo de coordenador e encontrou a cidade e a região com uma triste realidade: números altíssimos de CVP’s – Crimes Violentos contra a Pessoa.
“Nos anos de 2006 e 2007, quadrilhas haviam se instalado em Itororó, Iguaí, Macarani, Itambé e Itapetinga e espalhado mortes e pânico em toda a região”, lembrou Marcus Vinicius, que procurou motivar delegados, investigadores e escrivães. E conseguiu.
Com as ações implementadas, as quadrilhas foram desbaratadas, tendo os seus líderes e centenas de membros presos e/ou mortos.
Na última segunda-feira (23), o coordenador esteve em Salvador, na sede da Secretaria de Segurança Pública, para apresentação de balanços sobre a violência no Estado. Estiveram presentes, além do Secretário da SSP, Maurício Telles, coordenadores de coorpins e dezenas de oficiais da Polícia Militar.
E pelo quarto ano consecutivo Itapetinga atinge considerável redução no número de homicídios. E, para surpresa da maioria, não de Marcus Vinicius, em Itapetinga houve uma redução de 38% por cento no número de mortes, entre os meses de janeiro e agosto de 2013, comparado ao mesmo período do ano passado.
O anúncio foi feito pelo próprio secretário Maurício Telles, que parabenizou pessoalmente o coordenador da 21ª Coorpin. Segundo o secretário, a meta do governo para 2013 é uma redução na casa de 6%. Itapetinga foi além do previsto.
E aí vem a pergunta: Dr. Marcus, Vinicius a que se deve essa redução?
“A um trabalho coeso entre as unidades que compõem a 21ª Coorpin, bem como as parcerias feitas com a Polícia Militar, Ministério Público e Poder Judiciário. Também ao combate intenso ao tráfico de drogas”.
-Delegado, com todo esse trabalho desenvolvido pela polícia, pode se dizer que acabou a sensação de impunidade?
“Não. Mas minimizou consideravelmente. Isso, porque muitos homicidas foram presos. A elucidação de homicídios, bem acima da média nacional, beira os 80%”.
O Coordenador da 21ª Coorpin, Marcus Vinicius, finaliza dizendo que possui uma equipe de policiais comprometida com o trabalho e que está sempre pronta para agir contra a criminalidade.
parabéns ao dr. Marcus Vinicius e a toda polícia civil de itapetinga.