O Projeto Cultura Itinerante – 4ª edição, realizado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), por meio do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb em parceria com a TV Sudoeste, acontece em Itapetinga, nos dias 29 e 30 de abril. O projeto consiste na exibição em praça pública, de filmes de longa e curta metragens brasileiros. As sessões de cinema irão acontecer no Parque da Lagoa, às 19 horas, e toda a comunidade pode participar de forma gratuita.
Na sexta-feira (29), o público poderá assistir ao longa “Pequenas Histórias”, do diretor Helvécio Ratton, além dos curtas baianos “Camila e o Espelho”, de Amadeu Akban, e “Carreto”, de Cláudio Marques e Marília Hughes. No sábado (30), os filmes exibidos serão o longa “Lula – o Filho do Brasil”, dirigido por Fábio Barreto, e também os curtas, produzidos em São Paulo, “Olhos de Lince”, de Petra Costa, e o “O Troco”, de André Rolim.
Saiba mais sobre os longas-metragens:
Ficção mineira, produzido em 2007, o filme “Pequenas Histórias”, de Helvécio Ratton (diretor também dos conhecidos longas “Batismo de Sangue” e “O Menino Maluquinho”), fala sobre uma senhora que conta histórias ao mesmo tempo em que corta e costura retalhos de pano, criando imagens que formam uma toalha. São histórias de humor e magia, narradas na varanda de uma fazenda.
Dirigido por Fábio Barreto (que tem na sua filmografia o conhecido longa “O Quartilho”), “Lula – o Filho do Brasil”, filme carioca, produzido em 2009, conta a história do jovem que saiu do interior de Pernambuco e se tornou o maior sindicalista do país. Narra a infância pobre até a luta pelos direitos dos metalúrgicos do grande ABC. Além disso, o filme mostra os casamentos e filhos, a morte da mãe, a prisão por liderar greves ilegais em São Paulo, retratando, dessa forma, todos os momentos da vida do homem que futuramente seria o presidente do Brasil.