A Coordenadoria Municipal de Trânsito de Itapetinga (COMUTRAN) realizou esta semana Blitz Educativa em vários pontos da cidade orientando os motoristas quanto aos perigos do uso do celular no trânsito.
Nesse primeiro momento, a abordagem será educativa e, posteriormente os agentes de trânsito irão autuar os infratores.
A iniciativa se deve à ocorrência de alto índice de infrações desse tipo na Bahia. Além de orientar os condutores sobre o perigo do uso de celular no trânsito, a COMUTRAN alertou sobre a importância do uso do Cinto de Segurança.
Celular e volante
Além de pôr em risco quem transita pela via, a fração de segundos que o condutor perde ao digitar ou atender uma ligação no celular pode causar graves acidentes.
Estudo do NHTSA (Departamento de Trânsito dos Estados Unidos) revela que o condutor que faz uso de dispositivos móveis enquanto dirige tem aumentada em 400% a probabilidade de se envolver em acidentes.
Os estudam mostram que digitando texto ao volante as chances de acidente ampliam 23 vezes e falar enquanto dirige, o perigo de um desastre acontecer aumenta em seis vezes.
O risco é muito maior do que o causado pela embriaguez ao conduzir. Ao usar o aparelho, o condutor fica desatento ao que está acontecendo a sua volta, perdendo a capacidade de visão de 360 graus possibilitada pelos retrovisores e vidros dianteiros, já que seu interesse fica direcionado ao aparelho.
A Blitz Educativa foi realizada sob o comando do chefe do SET (Setor de Educação para o Trânsito), Antonio Gama Filho e os agentes da autoridade de trânsito, Vilson Marinho, Roberto Gomes, Clero Rosa, Luciano Dias Gomes e o chefe do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) Carlos Alberto.
Registro Fotográfico.