A crise no setor calçadista da Bahia é o tema da audiência pública da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara na terça-feira (18). Na pauta, o debate sobre o fechamento de 11 das 12 fábricas da Vulcabrás Azaléia e a consequente demissão de funcionários. A audiência está marcada para as 16 horas, no plenário 12.
Segundo o autor do requerimento para a audiência, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), o fechamento das unidades na região de Itapetinga vai provocar um impacto devastador na economia de pelo menos nove municípios da região.
Daniel Almeida ressalta que cerca de 4 mil postos de trabalho já foram extintos, ou seja, cerca de 12% do total de empregos gerados pela indústria calçadista na Bahia.
O deputado assinalou que o setor passa por dificuldades, o que exige a adoção de políticas para proteger as atividades e os empregos. "São necessárias algumas medidas, como a elevação de alíquotas para importação de calçados de países da Ásia que estão invadindo o mercado brasileiro. Podem ser medidas no sentido de estabelecer cotas para a entrada desses produtos e outras medidas que o governo tem adotado para setores que passam por dificuldades, como isenção tributária, elevação de acesso a crédito para favorecer os investimentos."
Convidados
Além de prefeitos e vereadores dos municípios atingidos, foram convidados para o encontro representantes dos governos federal e estadual, dos empresários e dos trabalhadores. VEJA A LISTA ABAIXO:
Secretário da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, James Correa;
Também foram convidados representantes dos ministérios do Trabalho e Emprego; da Fazenda; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Caros amigos e amigas,
Vejo com muito otimismo e até mesmo com uma certa confiança da audiência em Brasilia sobre a Azaleia; já era hora de uma manifestação concreta por parte dos politicos sobre tudo naqueles que obtiveram votos dos eleitores das cidades afetatas pela crise deste setor. Vi a relação dos convidados para a audiência e tomara que estejam presentes e de fato se interessam pela causa mais que importante,urgente!!
Chamo aqui à atenção e empenho também por parte dos empressários,proprietários e representantes da Azaleia/Vulcabraz para que estejam também imbuidos de um espírito que os leva a emprrender alem do campo economico financeiro mais também humano social e se sensibilizarem pelas causas danosas que por ventura virão com o fechamento das filias da empresa.
Aguardamos pois com expectativas o desfecho desta audiência que tomou proporção federal pela nobresa e urgencia da causa e não era para menos e que tenhamos uma posição mais que positiva e sim definitiva que a Azaleia/Vulcabraz continuará normalmente operando em todas as filias para o bem dos trabalhadores,de suas familias,do estado e do nosso pais.
Cordial abraço, Leandro Meira – Brumado – Bahia.