Numa iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente do município, teve início na última segunda-feira, 23, a Obra de Restauração da Praça dos Orixás (Rótula dos Orixás), que visa principalmente restaurar o munumento (Orixás) que foi dilapidado por ação de vandalismo.
O monumento sofreu grande avaria, destruíram os rostos utilizando marreta e talhadeira, tentaram incliná-lo e/ou derrubá-lo (possivelmente utilizando alavanca), arrancaram algumas peças da obra, tentando a qualquer custo dilapidar o patrimônio do município.
A Secretaria de Meio Ambiente, na pessoa do seu secretário Sr. Carlos Leôncio desde o ano passado tem desenvolvido um projeto de revitalização das praças do município, sem esquecer da Rótula dos Orixás, que já agonizava pedindo socorro.
Uma comissão composta pelo próprio secretário Carlos Leôncio, Nilton Barbosa (Cabo Barbosa / filho do saudoso São Félix), o radialista Sizinio Neto, Osvaldo Barbosa (também filho de São Félix), entre outros que integram de forma voluntária o projeto de revitalização dessas praças, um compromisso firmado entre os amigos e o saudoso São Félix, em vida.
No caso da Praça dos Orixás ou Rótula dos Orixás, o artista plástico, discípulo do Mestre São Félix, responsável pela restauração da obra original é Chico Laranjeira, que acompanhou e desenvolveu muitos trabalhos com São Félix em Itapetinga, tem um acervo de obras em Macarani, bem como em outras localidades e é admirador da arte e da cultura.
Chico Laranjeira é artesão e artista plástico, criou um Busto de São Félix, obra que foi apresentada durante a II Bienal 2011 em Itapetinga.
A restauração vai contar com uma grade de proteção em volta do monumento, o piso da área de instalação do obra será granito (base sólida), a pintura ficou a cargo de Osvaldo Barbosa (filho do saudoso São Félix), legado que aprendeu com seu genitor.
A restauração da obra ficou por conta do itapetinguense Chico Laranjeira (artista plástico e artesão), além dos pedreiros e ajudantes (funcionários da Secretaria de Meio Ambiente).
"Após a conclusão da obra de restauração da Rótula dos Orixás, iremos revitalizar a Praça Henrique Brito (Pracinha do Forró) no bairro Clodoaldo Costa", destacou o secretário Carlos Leôncio.
Fotos da Matéria…
Destruição do monumento.
O monumento atualmente esta inclinado.
Atearam fogo no monumento.
Destruíram o rosto da imagem.
Chico Laranjeira ao lado da obra que já começou a restaurar.
Chico Laranjeira lixando o monumento para restauração.
Encontro dos amigos Sizinio Neto (radialista), Chico Laranjeira (artesão e artista plástico) e o Cabo Barbosa na manhã desta quinta-feira, 26, no local da restauração / Rótula dos Orixás.
Inclinação do monumento.
Inclinação da obra.
Obra apresenta grande inclinação.
Pedreiros já estão trabalhando no local.
A obra de restauração já começou.
Obra em andamento.
Jardineiro no local.
Obra da 3ª Gestão do prefeito José Vaz Espinheira em 1981.
Chico Laranjeira trabalhando na restauração da Obra.
SAIBA MAIS SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL
1. O que é bem cultural?
Em seu sentido amplo, compreende todo testemunho do homem e seu meio, apreciado em si mesmo, sem estabelecer limitações derivadas de sua propriedade, uso, antigüidade ou valor econômico. Os bens culturais podem ser divididos em três categorias: bens naturais, bens materiais e bens imateriais.
2. O que é patrimônio cultural?
Patrimônio cultural é a soma dos bens culturais de um povo, que são portadores de valores que podem ser legados a gerações futuras. É o que lhe confere identidade e orientação, pressupostos básicos para que se reconheça como comunidade, inspirando valores ligados à pátria, à ética e à solidariedade e estimulando o exercício da cidadania, através de um profundo senso de lugar e de continuidade histórica.
3. Quais são os principais elementos que compõem o patrimônio cultural?
O patrimônio cultural se apresenta sob diversas formas. Os bens imateriais, compreendem toda a produção cultural de um povo, desde sua expressão musical, até sua memória oral, passando por elementos caracterizadores de sua civilização. Os bens materiais se dividem em dois grupos básicos: bens móveis – são a produção pictórica, escultórica, material ritual, mobiliário e objetos utilitários – e bens imóveis – não se restringem ao edifício isoladamente, mas compreendem, também, seu entorno, garantindo sua visibilidade e fruição.
No acervo de bens imóveis, que constituem o patrimônio de um povo e de um lugar, incluem-se os núcleos históricos e os conjuntos urbanos e paisagísticos, importantes referências para as noções étnicas e cívicas da comunidade.
4. No que consiste o valor cultural de um bem?
Reside em sua capacidade de estimular a memória das pessoas historicamente vinculadas à comunidade, contribuindo para garantir sua identidade cultural e melhorar sua qualidade de vida.
5. Por que preservar o patrimônio cultural?
A principal razão é a melhoria da qualidade de vida da comunidade, que implica em seu bem estar material e espiritual e na garantia do exercício da memória e da cidadania. A preservação garante a continuidade das manifestações culturais.
6. Como preservar o patrimônio cultural?
A comunidade é a verdadeira responsável e guardiã de seus valores culturais. Não se pode pensar em proteção de bens culturais, senão no interesse da própria comunidade, à qual compete decidir sobre sua destinação no exercício pleno de sua autonomia e cidadania.
Para preservar o patrimônio cultural é necessário, inicialmente, conhecê-lo através de inventários e pesquisas realizadas pelos órgãos de preservação, em conjunto com as comunidades. O passo seguinte é a utilização dos meios de comunicação e do ensino formal e informal para a educação e informação das comunidades, para desenvolver o sentimento de valorização dos bens culturais e a reflexão sobre as dificuldades de sua preservação.
A atuação do poder público deve ser exercida em caráter excepcional, quando faltarem recursos técnicos ou materiais ou organizações coletivas capazes de assumir as ações de preservação necessárias.
São diversas as formas de proteção do patrimônio cultural, desde o inventário e cadastro até o tombamento, passando pelo estabelecimento de normas urbanísticas adequadas, consolidadas nos planos diretores e leis municipais de uso do solo e, até, por uma política tributária incentivadora da preservação da memória.
Belissimo Trabalho
Espero mesmo que a Pracinha o Forró seja restaurada, ou melhor, refeita. Apesar de não ter apelo religioso, – o que causa um maior interesse dos políticos locais para angariar votos – esta praça praticamente não existe e é muito mais importante socialmente do que os orixas, haja vista que nessa localidade está presente uma escola municiapl, pontos comerciais e residenciais. nós moradores locais estamos esperando essa promessa ser cumprida ha tempos, vamos ver se irá se transformar em realidade.
Quero parabenizar o jornalista Sizinio Neto, quanto a sua participa
sr prefeito etc; procura olhar mais para os bairros que e muito mais inportante o sr nao acha/ principalmente quintas do sul faz vergonha sr prefeito
ESTA PRAÇA FOI CONSTRUÇAO DE INDIOS QUE VIVERAM AQUI EM ITAPETINGA?
ALIAS FOI CONSTRUIDA POR INDIOS?
Parabenizo a tds que estão nesse projeto . por terem dado essa oportunidade de terminaar o trabalho do meu saudoso vei são félix ,e o meu pai francisco .
GOSTEI DO TRABALHO DE RESTAURAÇÃO, TENHO CORIOSIDADES DE SABER O NOME DO ARTISTA QUE FEZ OS ORIXÁS