A Guarda Municipal de Itapetinga comemorou, nesta segunda-feira, 50 anos de sua criação. Com um café da manhã promovido para a corporação, a Guarda proporcionou um momento de confraternização e valorização do trabalho desempenhado ao longo dessas 5 décadas.
Na cerimônia, aberta pelo atual diretor, o GM Weltmo Vieira dos Santos, os guardas presentes ouviram uma oração destinada a pedir proteção àqueles que frequentemente se arriscam para proteger a vida e o patrimônio.
Um breve texto destacou a história e os avanços da corporação itapetinguense. Criada pela Lei 195 de 20 de novembro de 1967, a Guarda Municipal passou por uma série de avanços tanto em aperfeiçoamento e treinamento, quanto em atuação.
Atualmente, a Guarda vem dando continuidade aos projetos já implantados anteriormente e buscando implantação e ampliação de novos. O grupo já se prepara e estrutura para atender às demandas da Patrulha Maria da Penha que tem por objetivo proporcionar acompanhamento às mulheres em situação de violência que tenham recebido pedidas protetivas deferidas pelo Juizado, através de visitas periódicas.
Além disso, a guarda vem buscando a implantação do Pelotão do Meio Ambiente, tentando firmar convênios com a Polícia Federal para a curso de armamento e tiro institucional e com a Polícia Rodoviária Federal para a aquisição de veículos que serão destinados a Rondas Ostensivas.
A GM ainda estrutura possibilidade de convênio com a Receita Federal para a aquisição de bens de uso permanente. Durante o evento, uma série de relatos sobre importantes momentos da atuação da Guarda foram relembrados pelos integrantes do grupo. Não faltou emoção quando foram homenageados os colegas falecidos.
A Guarda Municipal de Itapetinga vem trabalhando para manter a ordem do município e proteger, entre outros, o seu maior patrimônio: o itapetinguense.