CASO SÃO FÉLIX: INSTRUÇÃO DO PROCESSO ENTRA NA FASE FINAL

A justiça criminal ouvirá em 10 de maio o médico José Roberto Menezes, provavelmente o último dia de audiências do processo relacionado às agressões físicas que culminaram na morte do escultor Julio de Souza Barbosa, o São Félix. José Roberto estava de plantão no Cristo Redentor e atendeu São Félix, na noite de 28 de dezembro de 2010, naquele hospital.

Todas as testemunhas do caso já foram ouvidas no processo, inclusive a acusada de estar envolvida diretamente nas agressões do escultor, Hérica Brito Santos.
A jovem, segundo o que foi apurado pela polícia civil, teria informado ao adolescente, que se encontra internado como medida sócio-educativa, que São Félix estaria com uma quantidade em dinheiro, fruto do trabalho realizado por conta das comemorações do aniversário de emancipação de Itapetinga, em dezembro.
O adolescente, que não encontrou o dinheiro, agrediu a golpes de facão e pedra o escultor, que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no dia 16 de janeiro deste ano.
Na audiência, o médico deverá relatar qual era o estado clínico de São Félix e se estava conversando ao dar entrada no pronto socorro do hospital.
A instrução processual é o procedimento jurídico para reunir fatos e provas, visando a comprovação judicial da decisão do Ministério Público sobre uma acusação ou arquivamento do inquérito policial.
Encerrada a instrução probatória, os autos aguardarão as alegações da defesa. Após isso, tem-se a decisão do(a) juiz(a) dos feitos criminais da Comarca que conduz a apuração.
A decisão será dada em forma de sentença, uma vez que o crime de roubo seguido de morte (latrocínio) não se enquadra naqueles em que a decisão é da competência do Tribunal do Júri.
CRIMES DE COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL DO JÚRI:
-Homicídio consumado ou tentado;
-Induzimento, instigação ou auxílio a suicídio;
-Aborto;
-Infanticídio.
Colaboração: Walmir Freitas

 

Compartilhe esse Post!

Sobre Bispo

Nascido e criado em Itapetinga, José Bispo Santos é Escrivão de Polícia Civil desde 1998 e graduado em História pela FTC. Foi redator de jornalismo e esportes da Rádio Jornal de Itapetinga (1992-1997). É evangélico pela misericórdia de Deus e um dos editores do Itapetinga na Mídia.

Posts Relacionados

6 thoughts on “CASO SÃO FÉLIX: INSTRUÇÃO DO PROCESSO ENTRA NA FASE FINAL

  1. Santos Silva disse:

    Qual a data em que realmente Dr José Roberto será ouvido?
    em 10/04/2011 ou 10/05/2011? E qual o prazo máximo previsto para a decisão judicial?

  2. Valdir do sem terra disse:

    O prazo para decisão judicial é quando o Juiz(a) der na telha. pode levar um dia ou um seculo para sair a descisão.

  3. JURACI NUNES DE OLIVEIRA disse:

    Caro internauta Santos Silva, no que respeita ao seu questionamento sobre o prazo assinalado ao juiz para proferir sentença no caso São Félix, cumpre aduzir o seguinte:
    A Emenda Constitucional 45/2004, que alterou substancialmente a Carta Maior, elevando à condição de garantia fundamental, o princípio da razoável duração do processo, que por sua vez tem sua origem nos pactos internacionais de direitos humanos, dos quais o Brasil é signatário, garante ao cidadão, pelo menos em tese, uma prestação jurisdicional mais célere.
    Já é pacífico nos tribunais que o prazo global da instrução criminal é de 81 dias, com o réu preso, que é o caso em tela. No entanto, nunca é demais lembrar que este prazo pode sofrer dilação, mormente se a autoridade policial, na persecução do crime, ou seja, na fase inquisitorial, devidamente autorizado pelo o juiz, extrapolar a fase investigatória, prerrogativa dada ao magistrado pela jurisprudência, no seu difícil mister da busca da verdade real.
    Terminada a instrução criminal, o juiz abre vista dos autos pelo prazo de cinco dias ao Ministério Público, ao Assistente, se houver, e o advogado de defesa por ocasião da apresentação das alegações finais, só então o juiz marca a data para proferir a sentença. Procedimento aplicável nos crimes de latrocínio, que é o roubo de seguido de morte, exatamente o delito que ceifou a vida do saudoso São Félix, cuja cuminação em abstrato é de 20 a 30 anos.
    Conclusa a instrução criminal, o magistrado terá 10 dias para proferir a sentença, inaugurando uma nova batalha judicial, agora nos tribunais, com os intermináveis recursos.
    Dessa forma, espero ter ajudado o amigo nessa sua inquietude.
    Juraci Nunes de Oliveira
    Bacharel em Direito

  4. JURACI NUNES DE OLIVEIRA disse:

    Escusas: Onde se lê “cuminação”, leia-se cominação.

    Grato,

  5. Geraldo Santos Silva disse:

    parabéns ao bacharel em direito o meu amigo juraci nunes de oliveira, pela brilhante explicação. gostei. continue assim. não tenho dúvida que será um grande advogado.

  6. Santos Silva disse:

    Gostaria de agradecer ao Ilmº Juraci Nunes, sempre solicito nas questões politicas e do direito, e aproveitar o ensejo para desejar-lhe sucesso e que Deus lhe abençoe grandemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *