De acordo com o delegado Dr. Marcos Augusto Larocca, o carvão vegetal apreendido em alguns estabelecimentos comerciais do município de Itapetinga, comercializado de forma irregular, por se tratar de um carvão vegetal vendido fracionado sem comprovação de origem, notas fiscais ou licenças ambientais, foi doado ao Centro de Recuperação União Pela Fé, localizado no Alto da Colina, aos fundo do Parque de Exposições Juvino Oliveira, através de contato mantido com o poder Judiciário que autorizou a destinação do carvão.
A Polícia Civil efetivou a doação do carvão vegetal mediante o comparecimento do Diretor/Presidente da instituição, na pessoa do Pastor Cloves, que apresentou a documentação do Centro de Recuperação e assinou um Termo na Delegacia Territorial de Itapetinga, na presença do DPC Marcos Augusto Larocca.
No mês de Junho do ano em curso, a Polícia Civil desativou uma carvoaria clandestina em uma fazenda do município, após denúncia do proprietário. Dr. Marcos Larocca, investigadores da DT de Itapetinga e o perito criminal Dr. José Carlos estiveram na referida propriedade e conseguiram desativar a carvoaria. Não havia ninguém no momento da operação.
De acordo com Dr. Marcos Larocca, o próximo passo é chegar aos depósitos e distribuidores desse material, bem como apurar se está havendo desmatamento ilegal, o que caracteriza crime ambiental, em fazendas da região.
O Centro de Recuperação União pela Fé foi beneficiada com uma picape de carvão vegetal que havia sido apreendido em estabelecimentos comerciais de Itapetinga, onde o produto era comercializado livremente sem nenhum controle ou fiscalização.
O Centro de Recuperação União pela Fé abriga mais de trinta dependentes químicos (adultos, homens e mulheres) e faz uso do carvão para auxiliar o gás de cozinha, o famoso GLP, principalmente no cozimento da alimentação.