CAOS NAS COMARCAS DE ITAPETINGA E ITAMBÉ POR FALTAS DE JUÍZES TITULARES / A OAB – SUBSEÇÃO ITAPETINGA EXIGE PROVIDÊNCIA…

Dr. Fabrício Moreira Santos – Presidente da OAB/Subseção Itapetinga.

Sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Itambé desta segunda-feira (27), o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Itapetinga/Ba, Dr. Fabrício Moreira Santos, utilizou a Tribuna para expor aos vereadores, advogados, serventuários da justiça e à população em geral, a situação caótica que o Poder Judiciário vem enfrentando nos municípios de Itambé e Itapetinga.

Ao relatar a situação da comarca de Itambé, o advogado ressaltou que, nos últimos anos, está existindo uma total ineficiência e abandono do Poder Judiciário local e, como consequência, a demora no andamento dos processos, gerando dificuldade no trabalho dos advogados. “O advogado sozinho não tem a responsabilidade pelo processo, ou seja, nós somos os condutores do processo”, explicou Dr. Fabrício, acrescentando que a dificuldade gera insatisfação para quem precisa do serviço.

Ainda durante a apresentação, o advogado destacou que o município de Itambé, segundo a Lei de Organização Judiciária, precisa de duas varas judiciais, no entanto possui apenas uma, a qual está há dois anos sem um juiz titular.  “A Lei de Organização Judiciária precisa ser cumprida, mas lamentavelmente, o judiciário não cumpre a própria lei”, desabafou.

Conforme o advogado, a Subseção da OAB – Itapetinga/Ba, vem requerendo incansavelmente uma solução para esse problema. Entre as alternativas apresentadas por ele, está a abertura com urgência de um edital para titularizar um juiz para comarca de Itambé; a ampliação do quadro de serventuários; além de treinamento para esses serventuários, a fim de que promova a celeridade no andamento dos processos.

Ainda no Plenário, Dr. Fabrício Moreira pediu o apoio dos representantes dos Poderes Executivo e Legislativo de Itambé para tentar mudar essa situação. “Precisamos da união de todos para abraçar esse pleito, fazer com que o nosso grito chegue até Salvador e assim consigamos mudar esse quadro”, concluiu o advogado.

 

Em uma matéria exibida pela TV Sudoeste também na manhã desta segunda-feira, toda essa situação foi relatada mais uma vez pela Ordem dos Advogados do Brasil. Uma das entrevistadas foi a advogada itambeense, Letícia Andrade Cardoso, que destacou o sofrimento dos advogados, que precisam diariamente estar justificando aos seus clientes a demora no andamento dos processos. Por Itambé Agora / Reginaldo Espínola / Vídeo do BATV – Hospedado no Canal Sizinio Neto 


 

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *