Todo mundo parou para assistir das sacadas, portas de lojas ou da calçadas, O BAILE DA TERCEIRA IDADE, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Itapetinga, que não tem medido esforços para investir nos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que agregam também o Projeto Conviver (com cerca de 530 idosos) da Sede, Distrito Bandeira do Colônia e Povoado de Palmares, além de trabalhar com os idosos do Lar Laura Carvalho.
Todos os Núcleos do CONVIVER participam da festa que já virou tradição no município. Sempre acontece uma semana antes do Carnaval no mês de fevereiro. Este ano aconteceu na tarde de quarta-feira (20 de fevereiro) com a concentração no Paço Municipal (em frente a prefeitura), onde os idosos foram orientados e acompanhados por professores de educação física e outros técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social. Foram instalados toldos no Paço Municipal para abrigar os idosos antes e após o Baile, onde recebem água, suco gelado, calor humano e muito amor dos organizadores.
As Coordenadoras Cláudia Brito e Rena Pereira se empenharam ao máximo com o intuito de realizar a festa tão esperada por eles. A coordenação do PROJETO CONVIVER trabalha em parceria com a Rede de Assistência Social do Município e conta com o apoio incondicional da primeira dama Cida Moura que não mede esforços para auxiliar nos trabalhos, acompanhar o desfile e se jogar na multidão até o encerramento da Festa.
Já a Secretaria de Desenvolvimento Social tem procurado investir ainda mais nos programas e projetos e conta com a participação de todos durante a realização do BAILE DA TERCEIRA IDADE, a exemplo do CRAS, CREAS, CRM, PROJOVEM, CRIANÇA FELIZ, BOLSA FAMÍLIA, MINHA CASA MINHA VIDA, entre outros. Durante a folia, eles dançaram as melodias de antigos carnavais acompanhados por educadores físicos, as coordenadoras do Projeto e outros técnicos da SDS.
O trajeto iria ser reduzido para poupar os participantes, mas os Destemidos da Terceira Idade pediram pra seguir o itinerário de todos os anos, que começa da Praça Dairy Walley seguindo em direção a Praça Augusto de Carvalho e segue pelas Ruas D. pedro II, José Bonifácio, João Pessoa, J.J Seabra e sai novamente na prefeitura municipal.
Cláudia Brito, uma das coordenadora informou que o BAILE DA TERCEIRA IDADE tem como objetivo resgatar o carnaval de antigamente, quando se tocava somente as tradicionais marchinhas. “O nosso baile é como o carnaval das antigas. É uma festa para família, tanto que temos aqui, além dos integrantes do nosso grupo, muita gente jovem. Está sendo uma festa linda e muito animada”, disse Claudinha.
A primeira dama Cida Moura que também compareceu ao baile, disse que a administração do prefeito José Carlos Moura tem a maior preocupação em apoiar as ações desenvolvidas pelo grupo da terceira idade da cidade. “A nossa terceira idade é muito animada. Eles participam de tudo, com uma vontade e alegria contagiantes. Manifestações sinceras como esta tem que ser sempre apoiadas. É um incentivo para que outras pessoas nesta faixa etária possam vir e participar” , disse a primeira dama.
A vereadora Neide Pereira que já coordenou o CONVIVER participou ativamente do evento e disse que a festa é saudável, pois faz o idoso recordar de momentos marcantes em suas vidas. Dona Lindaura Malta (Dona Dara, mãe de Eufraim das 08 Baixos) da Rua Condeúba, bairro camacã estava animada e só parou quando a festa terminou. “Adoro participar dessa festa. É muito bom pra gente se distrair. Eu gosto muito de conhecer gente, dançar e recordar as marchinhas de carnaval que não incomodam e nem desrespeita ninguém, pelo contrário, faz a gente viajar no tempo”, declarou.