AUTORIDADES DO MUNICÍPIO PARTICIPARAM DE DEBATES COM ALUNOS DO 9º ANO DO COLÉGIO BATISTA…

DEBATE NO CAA (90)Na última quinta-feira, 05/11/15, os alunos do 9º Ano do Colégio Albert Shweitzer (Colégio Batista) do Turno Matutino, receberam no Auditório do referido colégio, autoridades do município para participarem de uma Mesa Redonda, onde foram abordadas Questões Sociais, com o Tema: Limites e Possibilidades de Itapetinga.

A dinâmica do projeto, organização, convites e recepção, ficaram por conta da turma da professora Leandra. A professora Leandra que acompanhou toda a desenvoltura dos alunos e do trabalho, atuou meramente como avaliadora, pois o resultado da atividade vale pontos para a matéria de História.

A turma responsável apresentou o Projeto e em seguida abriu o Debate numa Mesa Redonda, interagindo com as autoridades presentes: Vereadores Amaral Júnior, Naara Duarte, Fabiano Bahia, Renan Coelho de Bandeira do Colônia, Alfredo Cabral de Assis, Marcos Gabrielli e Eliomar Barreiras (Tarugão), o delegado de polícia Dr. Roberto Júnior (Coordenador Interino da 21ª Coorpin e Titular da Delegacia Territorial de Itapetinga) e a Professora Adenice Chaves (APLB Sindicato).

DEBATE NO CAA (80)Na Mesa Redonda os alunos do 9º Ano do Turno matutino procuram pesquisar sobre os mais variados temas relacionados aos município de Itapetinga nas áreas de Saúde, Educação, Segurança Pública, Cultura e Lazer, Desenvolvimento, Juventude, Políticas Públicas, Desigualdade Social, Pobreza, entre outros.

A primeira autoridade a se pronunciar foi o delegado de polícia Dr. Roberto Júnior, que tinha pouco tempo disponível, pois iria participar de um segundo compromisso. Dr. Júnior fez uma explanação sobre Segurança Pública, abordando o tema com muita propriedade, atentando para a realidade de Itapetinga no que diz respeito a Polícia Civil da qual estava representando no referido evento.

DEBATE NO CAA (55)

Autoridades Presentes

Dr. Júnior falou da escassez de efetivo – delegados, investigadores e escrivães que compõem a Sede da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia de Itapetinga – 21ª COORPIN, além de lembrar que em Itapetinga existe apenas uma única Delegacia que abarca todos os crimes, enquanto que em Vitória da Conquista – 10ª Coorpin, existem 07 Delegacias, em Itabuna – 6ª Coorpin, 06.

Questionado sobre o aumento da criminalidade e da violência, o delegado afirmou que cerca de 85% dos crimes que são investigados pela DT de Itapetinga tem ligação direta com o tráfico de drogas.  Esta é a prioridade da Polícia Civil, hoje combater.

DEBATE NO CAA (67)

Dr. Roberto Júnior – Falando com os alunos do Colégio Batista

Segundo números fornecidos pelo delegado, foram tirados das ruas uma enorme quantidade de  drogas, entre cocaína, maconha e crack, neste ano, além de armas de fogo de calibres variados, munição, dezenas de prisões em flagrante, até agora, mais de 600 Procedimentos Apurados e remetidos à Justiça Criminal desta Comarca em relação à Inquéritos Policiais, T.C.Os, B.O.Cs, entre outros.

De acordo com o Delegado, os motivos que estão levando as pessoas a cometerem crimes considerados hediondos, principalmente o homicídio (crime contra avida), são o envolvimento com o submundo das drogas, já que a maioria das vítimas eram usuários com diversas passagens pela polícia.

A maior dificuldade da Divisão de Homicídios, responsável pelas investigações, é conseguir a oitiva das testemunhas desses crimes, já que muitos preferem o silêncio, a não dar muitos detalhes com medo de algum tipo de represália, omitindo assim informações que poderiam ajudar a solucionar diversos casos que até o momento se encontram em aberto, mas com um índice de elucidação desses crimes que passam dos 80%.

DEBATE NO CAA (103)

Turma do 9º Ano do Turno Matutino do Colégio Batista

O perfil das vítimas é de jovens entre 15 a 27 anos, onde a maioria deles são homens com algum tipo de envolvimento com o uso de entorpecentes ou o tráfico de drogas, já que dos 24 homicídios registrados até o momento, o acerto de contas entre usuários e traficantes está no ápice da pirâmide, sendo indicado como o maior causador das execuções.

No segundo Bloco do Debate na Mesa Redonda, foi a vez dos vereadores serem sabatinados sobre os mais variados temas. Todos eles fizeram uso da palavra e se comprometeram a deliberar sobre a temática nas próximas Sessões do Poder Legislativo de Itapetinga (Câmara de Vereadores).

As autoridades agradeceram a direção do Colégio Batista, a professora Leandra e aos alunos pelo convite, organização e desempenho durante atuação dessa atividade, demonstrando interesse pela situação do município de Itapetinga. Ao final do evento foi servido um Coffee Break aos convidados…

Confira tudo nas Lentes do Itapetinga na Mídia sob a responsabilidade do radialista e comunicador Sizinio Neto que estava acompanhado de sua esposa Cris Sousa.

 

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *