Por iniciativa da secretaria de Meio Ambiente do município, foi realizada na manhã desta sexta-feira (02/set), no plenário da Câmara de Vereadores de Itapetinga, uma Audiência Pública, para deliberar sobre “animais de médio e grande porte em vias públicas”.
Evento que contou com a participação do Ministério Público, representado pela promotora de justiça do Meio Ambiente, Dra. Carolina Bezerra, Dr. Moisés Araújo de Andrade, representando a VISAM (Vigilância Sanitária do Município), Sra. Rebeca Almeida, representando a entidade (S.O.S Animais), Dr. Henrique Bruning (presidente do Sindicato Rural de Itapetinga), Sr. Reinan Gusmão (coordenador geral da COMUTRAN (Coordenadoria Municipal de Trânsito), Tenente Melo – representando a 8ª CIPM, o Secretário de Meio Ambiente Carlos Leôncio, Dr. Robert (médico veterinário do Parque Zoobotânico da Matinha), representante do IF Baiano, os vereadores Marcos Gabrielli e Naara Duarte, entre outras autoridades e pessoas da comunidade.
Apesar do convite, não compareceu nenhum representante dos carroceiros ou de proprietários de animais de grande porte (bovinos e equinos) que costumam pastar livremente pelas vias públicas de Itapetinga.
Em principio, a discussão ficou acalorada com o pronunciamento da Sra. Rebeca Almeida (S.O.S Animais), que saiu em defesa dos animais e pediu a compreensão de todos os presentes no sentido de encontrar a melhor alternativa para o problema, sem contudo, não investir apenas no recolhimento de animais.
A promotora de justiça, Dra. Carolina Bezerra falou da polêmica envolvendo o tema em debate, mas convocou a todos para uma reflexão sobre o assunto, bem como encontrar mecanismos legais para solução do problema.
Carlos Leôncio (Secretário de Meio Ambiente) disse que o objetivo da reunião foi exatamente esse, o de convocar os órgãos envolvidos, as pessoas interassadas na discussão, que ao final do encontro haja uma solução viável para que todos saiam ganhando.
O Coordenador da COMUTRAN – Sr. Reinan Gusmão falou da quantidade de acidentes de trânsito envolvendo animais de médio e grande porte na cidade de Itapetinga. Disse que é necessário o município adotar essa providência no sentido de resolver o problema que afeta a comunidade.
A vereadora Naara Duarte cobrou a criação do Centro de Zoonose no município, colocando-se a disposição na condição de vereadora, mas parabenizou o secretário Leôncio pela iniciativa da discussão.
Durante a discussão, muitas denúncias de maus tratos de nimais, animais doentes, a falta de espaço para criar os animais, entre outros aspectos foram debatidos.
Ficou acertado que será promovida uma Campanha Educativa, formação de uma Comissão para continuar o trabalho e ampliação do debate, busca de novas alternativas para viabilizar o problema. Ao final do evento, o secretario agradeceu aos presentes e se colocou a disposiçao para qualquer esclarecimento.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapetinga, Dr. Henrique Bruning disse que disponibiza do parque de exposições e poderia firmar um convêncio com a prefeitura municipal, se colocando a disposição para uma parceria de resultados.
Em princípio, o município de destino dos animais apreendidos seria Ibicaraí, mas estão estudando alternativas para que Itapetinga possa abrigar esses animais, sem maiores dificuldades para os proprietários.
VÍDEO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA
FOTOGALERIA DO EVENTO
[nggallery id=202]
tinha que prender os donos dos animais[esses são os verdadeiros animais]
Até quem fim as nossas autoridades acordaram para esse assunto, pois estamos falando de vidas que estão ficando com seqüelas ou se perdendo, por conta desses criadores irresponsáveis, que querem criar animais a solta nas rodovias. Tenho vários relatos de ocorrências de colaboradores da Vulcabras|azaleia que estão afastados das suas atividades de trabalho, devido a acidentes envolvendo animais na pista. Já enviamos vários ofícios para os órgãos responsáveis, mas até agora não tivemos respostas, e nenhuma providência foi tomada. Sabemos que os animais não têm culpa, mais seus respectivos donos devem ser responsabilizados.